Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Estudos no Japão Sobre os Efeitos do Café e do Chá

11 de maio de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: ,

Existem muitos estudos sobre o consumo de café e do chá. Os japoneses parecem mais persistentes nestas pesquisas envolvendo grandes amostras e longos períodos, como o feito pelo National Center for Global Health do Japão.

clip_image002clip_image004

Consumindo café no Coffee Lab em São Paulo         Variedades de sencha no Japão

Todos sabem que existem centenas de variedades de chá como de café em todo o mundo. Mas, como regra geral, eles contribuem para a saúde, quando consumidos diariamente, como informa um estudo efetuado pelo National Center for Global Health and Medicine do Japão, e divulgado num artigo elaborado por Kenji Tamura no Asahi Shimbun.

Existem muitos estudos efetuados no mundo, inclusive alguns que apontam resultados negativos. Mas este compreende uma amostra de 90 mil pessoas, acompanhado por quase duas décadas, com bastante cuidado, cujos resultados foram transmitidos para revistas científicas dos Estados Unidos, um relacionado com a nutrição e outro sobre epidemiologia, dando-lhes maior credibilidade.

Segundo eles, o café reduz os riscos de morte em quase 25%, pois o produto contém um polifenol conhecido como ácido clorogênico, enquanto o chá verde mais utilizado pelos japoneses contém catequina, o que ajuda a redução da pressão arterial. A cafeína em ambas as bebidas acabam melhorando a função dos vasos sanguíneos e os sistemas de respiração.

Mitsuhiko Noda liderou os estudos que pesquisaram 90 mil japoneses de ambos os sexos, da faixa etária de 40 a 69 anos, questionando seus estilos de vida e a frequência do consumo destas bebidas, acompanhando-os por 19 anos.

Cerca de 13 mil faleceu durante este período de estudo. Os que consumiram três a quatro xícaras de café por dia tinham 24% de riscos menores de morte, comparados com os que raramente consumiam café. No chá, beber cinco ou mais xícaras diárias reduziam o risco de morte em 13% nos homens e 17% nas mulheres, comparando com os que consumiam menos de uma xícara por dia.

Foram analisados outros fatores, como a idade, atividades físicas dos indivíduos. As doenças mais reduzidas foram às mortes por doenças cardíacas e derrames. Constatou-se que as mulheres grávidas e pessoas com doenças renais devem tomar algum cuidado com os consumos intensos.

De forma geral, parece que os consumos de café e chá, além de agradáveis, auxiliam um pouco na preservação da saúde.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: