Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças que Continuam Ocorrendo no Brasil

15 de maio de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Os brasileiros residentes nos grandes centros urbanos do Brasil têm dificuldade de conhecer o que acontece em todo o interior brasileiro, principalmente nas mudanças dinâmicas que se processam recentemente.

Foto que ilustra a matéria publicada no O Estado de S.Paulo, referindo-se ao aumento da produção no Nordeste brasileiro

Quando o IBGE divulga que a safra prevista de grãos no Nordeste brasileiro supera a da região Sudeste, mesmo os analistas mais treinados acabam ficando surpresos com estas informações, como o publicado por Idiana Tomazelli no jornal O Estado de São Paulo. No entanto este dado não é isolado, pois vem acompanhado pela mudança da rede de cidades no país, como alterações substanciais nas economias regionais.

Como a mídia é mais ágil na divulgação das notícias que afetam as populações das grandes metrópoles brasileiras, nem todos acompanham o que vem ocorrendo de forma expressiva no interior brasileiro, numa dinâmica impressionante, que altera muitas estatísticas nacionais que ainda utilizam dados defasados no tempo.

Todos sabem que o Maranhão, o Piauí, chegando até Tocantins e o Oeste baiano, ainda eram considerados entre as regiões menos desenvolvidas do Brasil, com muitas atividades agrícolas extensivas. No entanto, nas últimas décadas, as intensas ocupações destas áreas com propriedades agrícolas utilizando as tecnologias mais avançadas, de alta produtividade, alteram radicalmente estas situações.

Dando suporte a elas, novas cidades se expandiram contando com todos os serviços necessários e até com algumas agroindústrias que adicionam valor a estas produções que são mais facilmente escoados para o exterior ou para o mercado interno pelos seus portos. Esta realidade se intensifica tanto em direção à Amazônia como pelo Centro-Oeste e muitas empresas multinacionais que são ágeis nas operações com commodities agrícolas em termos mundiais aceleram todo o sistema logístico necessário. Na realidade, fica mais fácil fazer o que é novo do que aperfeiçoar o que já vinha sendo feito no Sudeste ou Sul do país.

Lamentavelmente, tanto os dados de contas nacionais como muitos outros estão baseados nas informações fornecidas pelos censos, com grandes defasagens. Fica muito difícil introduzir todas estas mudanças em dados que são agregados nacionalmente, fazendo com que haja uma subestimação do que vem ocorrendo no Brasil.

Isto que vinha já ocorrendo em algumas unidades produtoras já está se generalizando, transmitindo suas influências até sobre pequenas e médias fazendas e sítios, fazendo também que haja uma nova classe média, que deixou de crescer nas periferias das grandes metrópoles brasileiras.

Parece relevante que mais brasileiros viagem pelo interior, deixando de ir tanto para o exterior. Descobrirão como é rico este seu país, e o que de bem pode ser aprendido com estas populações regionais. Até a TV e os meios de comunicação social, em vez de se concentrarem nos problemas enfrentados pelas regiões problemáticas, deveriam também cuidar do que vem acontecendo de positivo neste país. Somente uma visão mais ampla e geral pode evitar o excesso de pessimismo que piora mais do que o real o quadro já difícil por que passam países emergentes como o Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: