Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Quinze Anos do Valor Econômico

4 de maio de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image001Todos sabem que não é fácil consolidar um jornal de qualidade na área econômica e política como vem se conseguindo com o Valor Econômico, numa economia que passa por grandes flutuações e não conta com um número expressivo de leitores.

Celso Pinto, criador do Valor Econômico

Quando toda a imprensa mundial passa por uma profunda crise que exige mudanças substanciais para se manter viável do ponto de vista econômico e financeiro, o Valor Econômico, criado pelo brilhante jornalista Celso Pinto, uma joint-venture entre O Globo e a Folha de S.Paulo, comemora os seus 15 anos. Hoje, com a direção de Vera Brandimarte e sua equipe, introduzindo sempre aperfeiçoamentos.

De um lado, criaram sistemas para a promoção de eventos de importância que geram como subprodutos matérias de elevado nível, principalmente suplementos de interesse setorial. De outro, dentro da linha de se adaptar às tendências de digitalização eletrônica, rápida, criou o Valor PRO, de elevado interesse para os operadores do mercado financeiro.

Mesmo com as restrições orçamentárias naturais que exigem o emprego de novos recursos humanos, como existem muitos profissionais interessados na geração de matérias de melhor qualidade, do ponto de vista econômico como político consegue-se manter o seu elevado padrão, o que deve exigir muito trabalho dos seus dirigentes e editores que influem em suas pautas.

No relacionamento com o exterior, procuram tirar o máximo partido de seus entendimentos com o The Wall Street Journal e do Financial Times, os mais considerados nesta área econômica e política.

Alguns poucos jornais no mundo, com paciência, estão conseguindo incorporar a tendência digital e conseguindo manter alguns artigos de maior profundidade, aumentando também suas tiragens dos jornais impressos. É um grande desafio quando se trata de um veículo voltado basicamente aos empresários, numa economia que sofre as dificuldades para retomar o seu ritmo mais dinâmico.

Mas o Valor Econômico, com suas análises e entrevistas mais substantivas, vem conseguindo oferecer subsídios importantes para os analistas, empresários e autoridades. Parece fundamental que continue a oferecer alternativas que não se referem somente aos aspectos financeiros, mas os relacionados com a produção e a geração de novas tecnologias, capazes de elevar a eficiência e a competitividade internacional do Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: