Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Seria Cômico se Não Fosse Trágico

29 de maio de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002 O envelhecimento relativo da população que está se observando em muitas partes do mundo geram problemas inusitados, como o aumento da criminalidade entre os maiores de 65 anos, alguns como os que ocorrem com personalidades relacionadas com a FIFA.

Foto que ilustra artigo publicado no site da Bloomberg

O artigo elaborado por Carol Matlack constata, infelizmente, que este fenômeno está ocorrendo em todo o mundo, onde a população idosa está aumentando, havendo suspeitas que se deve ao empobrecimento e a solidão deles em muitos casos.

Cita que, na Coreia do Sul neste mês, os crimes cometidos por idosos acima de 65 anos, que representa 9,6% do aumento na população daquele país, elevou-se 12,2% entre 2011 a 2013, incluindo 40% envolvendo violência. No Japão, também entre os idosos acima de 65 anos, entre 2003 a 2013, a criminalidade dobrou mais do que se verificou entre adolescentes. Na Holanda, os idosos encarcerados cresceram fortemente e, em Londres, os presos aumentaram 10% nesta faixa de idade entre março de 2009 a março de 2014, enquanto os de menos de 65 anos decresceram 24%. Nas prisões britânicas, os detentos idosos triplicaram na última década. Os Estados Unidos ainda parece que fugiram desta tendência.

Segundo o professor de psicologia da Free University of Brussels, Bas van Alphen, que estuda a criminalidade entre os idosos, os dos países desenvolvidos tendem a ser mais assertivos, menos submissos e mais focados nas necessidades individuais que nas gerações anteriores. Quando veem no seu grupo pessoas com mais dinheiro do que eles, ficam ansiosos para o obter. Alguns cometem crimes porque se sentem isolados, até com roubos simples de doces, mas existem os que procuram novidades.

O aumento da pobreza dos idosos também está sendo apontado, como na Coreia do Sul, e o governo se empenha em estender a segurança social. Na Alemanha, uma gangue de idosos que roubava bancos afirmou que procurava assegurar sua aposentadoria. Em Londres um grupo de idosos usou técnicas apuradas, apropriando-se dos conteúdos de 72 cofres.

Richard Hobbs, um sociólogo da University of Essex, que estuda a criminalidade na Inglaterra, afirma que houve uma mudança dramática nos anos recentes. Em vez de muitos se reunirem em bares, eles vivem normalmente nas empresas e cuidando de familiares, se consideram “empresários”, trabalhando com parceiros de confiança, não se considerando criminosos, atuando na lavagem de dinheiro.

Assaltantes de bancos na Alemanha com mais de 74 anos tiveram problemas com seus parceiros, pois eles tinham que parar muitas vezes na fuga, para que um deles pudesse fazer xixi.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: