Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ainda a Histórica Culinária Chinesa

16 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002A longa história da China permite recuperar aspectos como de um banquete de mais de 1.300 anos, sofisticado, quando o mundo ainda se alimentava de forma muito rudimentar.

Ilustração da matéria publicada no China Daily, com o zongzi, que é um arroz envolto em folhas e cozido no vapor

Tenho a lembrança de uma iguaria feita de arroz especial (chamado de motigome pelos japoneses, utilizado para fazer os conhecidos bolinhos), que era cozido no vapor com alguns outros vegetais, enrolados em algumas folhas, preparadas pela minha mãe, que aprendeu a técnica no Japão. Só não sabia que era de origem chinesa, com tradição de mais de um milênio e usado durante o Dragon Boat Festival, que se comemora neste mês.

É incrível que as culinárias francesa como a japonesa tenham sido reconhecidas pela UNESCO como patrimônios culturais imateriais, sendo que a chinesa é ainda somente para alguns pratos. As autoridades chinesas reivindicam este reconhecimento com a maior justiça, pois existe até banquetes com mais de 1.300 anos, registrados num mural do Museu Histórico Shaanxi, em Xian, a antiga capital chinesa, onde se iniciava a Rota da Seda para ligar a China com a Europa.

Um artigo de Victor Paul Borg, um pesquisador de assuntos chineses, publicado no China Daily, informa sobre o assunto. Ele ressalta que na China os banquetes são servidos numa mesa redonda, com um dispositivo móvel permitindo aos participantes se servirem dos pratos que estão na mesma. Na realidade, os chineses intercalam anfitriões e convidados, de forma que os convidados sejam servidos pelos anfitriões, intercalados por bebidas. É de bom tom que os anfitriões saúdem os convidados com um “vira-vira”, que devem se acompanhados. Como o consumo de álcool é elevado, costuma-se intercalar com alguns chás. Os pratos individuais são sempre mantidos abastecidos.

Existem histórias de jantares memoráveis que duram dias. Os mais suntuosos são de centenas de pratos, intercalando frios, sopas, doces e salgados, inclusive agridoces. Os ocidentais tendem a pensar que os doces são sobremesas, mas para os chineses, todos estes pratos vão preparando as papilas degustativas para o gran finale. Difícil imaginar que no Ocidente existam tais sofisticações.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: