Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Chips Minúsculos Utilizados Para Variadas Finalidades

9 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Começam a ser disseminados os usos de chips minúsculos para as mais variadas finalidades contendo as identificações de produtos no Japão. Nas roupas permitem elaborações automáticas das contas nas lojas, e em hospitais estão permitindo o controle dos estoques dos equipamentos.

clip_image002

Ilustração da matéria publicada no Nikkei Asian Review

Um artigo publicado por Hiromi Yamabata no site do Nikkei Asian Review informa que o chip desenvolvido pela Toppan Printing permitem identificações de diversos produtos, sendo usado para as mais variadas finalidades. Nas roupas da Uniqlo como outros produtos permitem que os clientes elaborem as contas de suas compras automaticamente. Nos hospitais, muitos instrumentos utilizados possibilitam o controle dos seus estoques. Eles são minúsculos e de baixo custo, contendo todas as informações necessárias para a identificação dos produtos bem como outros dados considerados necessários.

O produto foi desenvolvido em colaboração com o Instituto Nacional de Ciências Avançadas e Tecnologia Industrial daquele país.

Quando frequento um supermercado brasileiro fico impressionado com o tempo necessário para os clientes pagarem suas compras, quando no Japão as leituras automáticas permitem um atendimento rápido dos clientes, não se formando filas. A elevação constante dos custos dos recursos humanos e o bom atendimento dos clientes acabam estimulando novas inovações, além de aumentar a satisfação dos clientes.

Utilizando o chamado RFID – identificação por radiofrequência, as leituras são feitas através de campos electromagnéticos. Estes chips também estão sendo utilizados para evitar produtos falsificados, impedir desvios, controle de estoques e até distribuições de cupons de desconto.

Além da Toppan Printing, já existem outros fornecedores deste tipo de produtos, como a Dai Nippon Printing, a Toshiba e a Fujitsu, pois o mercado para estes chips é promissor apresentando aumentos anuais consideráveis. O Japão pretende generalizar o seu uso até as Olimpíadas de 2020.

A articulista informa que todos os produtos estão sendo conectados à internet e estes chips inteligentes devem desempenhar um papel importante neste processo. Espera-se que estas inovações cheguem rapidamente para o Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: