Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Futebol Feminino em Alta no Mundo

25 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image001Lamentavelmente, a seleção brasileira de futebol feminino foi eliminada prematuramente pela Austrália, que não tinha grande tradição, da Copa do Mundo Feminino disputada no Canadá com uma assistência respeitável do público.

A veterana Marta, considerada ainda uma das melhores do mundo

Como tudo que vem acontecendo no futebol brasileiro, também as seleções feminina e masculina sub-20 não chegaram ao título do campeonato que disputaram, pela falta de uma organização mais adequada, quando o resto do mundo está mostrando aperfeiçoamentos respeitáveis. Quando no passado se assistia às disputas com um grupo de mulheres bem-intencionadas correndo atrás da bola, hoje se verifica que existe uma equipe com táticas definidas, com jovens privilegiadas fisicamente, treinadas para se empenhar e obter posições destacadas.

Disputam ainda a tradicional seleção dos Estados Unidos, que conta com equipes das escolas e que vem mantendo um elevado nível, com a China que vem se empenhando para contar com um futebol de qualidade para chegar brevemente à Copa do Mundo.

As europeias continuam disputando com as tradicionais alemãs e as francesas, representando um respeitável futebol feminino que deseja marcar a força que possuem no masculino. O Canadá que está sediando a Copa está fazendo bonito e disputa com a tradicional Inglaterra a passagem pelas quartas de final.

Do Pacífico, o Japão, sempre contando com as empenhadas jogadoras, disputa com a Austrália que conta com uma equipe privilegiada pelo seu físico e derrotou as brasileiras.

Verificando pela televisão o comparecimento do público aos jogos, nota-se que se compara com os melhores do Brasil, quando alguns estão às moscas. A televisão e a imprensa especializada divulga amplamente o futebol feminino pelo mundo, notando-se o destaque dado pela imprensa escrita até na Ásia.

Como na matéria divulgada pelo The Japan Today, num artigo elaborado por Anne M. Peterson, e distribuído pela agência Associated Press. O espaço dado pelo jornal não é nas paginas secundárias, mas um destaque que mostra a importância que vem sendo dado ao futebol feminino.

O mundo está se organizando neste esporte que é o mais popular entre todos, dando importância para as categorias inferiores como a feminina, com campeonatos nacionais organizados. No caso do futebol feminino brasileiro, muitas jogadoras estão sendo obrigadas a jogar em outros países para se sustentarem, quando já existe um público local, até porque a seleção principal não continua empolgando como no passado.

Estamos com muitas jogadoras já veteranas e temos jovens que estão mostrando seus talentos. Mas precisamos de mais competições para mantê-las, pois hoje necessitam de intensos treinos físicos e táticos para poder continuar a se destacar no mundo. Não basta somente o talento.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: