Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças de Hábitos Com o Aumento da Idade dos Idosos

11 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Na população japonesa, com o aumento da idade dos idosos, muitos estão praticando a natação de forma competitiva para preservar a qualidade de vida.

clip_image001clip_image002

Mieko Nagaoka que nada de forma competitiva com 100 anos e seu treinador pessoal Shintaro Sawada, com a foto que ilustra matéria no site do NHK.

Numa visita recente ao Japão, reencontrei alguns amigos cuja idade já beira aos 90 anos e eles me informaram que venceram uma competição de natação feita com os australianos. Isto está se tornando usual naquele país, pois muitos praticam a natação competitiva como uma forma de preservar sua saúde, que permite uma qualidade de vida mesmo com a idade avançada. Eles estão se preparando para atingir o centenário, o que está aumentando consideravelmente naquele país.

Uma notícia divulgada pela NHK, um complexo governamental que inclui a TV, rádio e outros meios de comunicação social, informa que a centenária Mieko Nagaoka continua treinando com a ajuda pessoal de Shintaro Sawada. Todos reconhecem que entre os diversos esportes voltados para os idosos, a natação é dos mais recomendados por ser completo e facilitar os exercícios necessários dentro da água.

Mas, não se trata somente dos exercícios físicos que são praticados. Também as atividades intelectuais visando a preservação da mente estão sendo intensificadas, havendo instituições comunitárias que comunicam regularmente suas atividades visando atrair a população idosa.

No Japão, foram aperfeiçoados os sistemas de comunicação pela internet, dentro de técnicas adequadas para os idosos. Todos os eventos são comunicados com antecedência, de forma atrativa, permitindo que os idosos tenham uma vida cultural ativa. Também outras informações são divulgadas regularmente, havendo um sistema de competição para destacar as comunidades onde estes serviços são mais eficientes.

Muitos idosos escolhem as localidades onde desejam viver, dependendo dos serviços que são oferecidos por estas comunidades. Nas grandes metrópoles, como Tóquio, existem subdivisões administrativas que diferenciam os serviços oferecidos, inclusive de assistência médica, permitindo uma escolha mais adequada.

A demanda da comunidade também orienta as atividades governamentais de forma que está ocorrendo uma rápida adaptação dos serviços prestados às mudanças demográficas que estão aceleradas naquele país.

No Brasil, alguns municípios já começam a divulgar suas atividades, permitindo também um controle da comunidade sobre os eleitos para seus dirigentes e espera-se que continuem se ampliando e aperfeiçoando. Na realidade, a verdadeira reforma política não ocorre em Brasília, mas nas localidades onde a população vive o cotidiano, sendo desejável que tenham contatos pessoais com os eleitos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: