Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nature Destaca o Esforço Científico da Índia

23 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , ,

imageA revista científica Nature é das mais respeitadas entre todas as publicações que se preocupam com os avanços das pesquisas profundas. O seu número de 14 de maio deste ano informa que a Índia está empenhada em aproximar dos demais asiáticos que servem de exemplo mundial.

Capa da edição de 14 de maio de 2015 que traz uma série de artigos sobre pesquisas científicas na Índia

Apesar do editorial da revista Nature de 14 de maio último referir-se à Índia como um país que tem uma grande ambição efetuando trabalhos de pesquisa importantes, um dos quadros ilustrativos mostra o Brasil ainda em melhor situação que aquele país em 2013 em patentes conseguidas, mas muito longe do Japão e da Coreia do Sul. Na realidade, os países asiáticos estão obtendo melhores resultados e o Brasil terá que imitá-los para conseguir acompanhá-los no desenvolvimento econômico.

Uma tabela mostra que a Índia obteve em 2013 somente 17 patentes, o Brasil 34, sendo ambos os países superados pela Rússia com 237, a China com 741, Canadá com 748, Estados Unidos com 910, Alemanha com 2.288 e, surpreendentemente, o Japão com 3.718 e a Coreia do Sul com 4.461. As diferenças são muito expressivas.

O artigo ressalta que os institutos de pesquisas e as universidades indianas que estão efetuando as pesquisas estão instalados em todo o território, fazendo um trabalho de meio de campo. Muitos dos indianos são voltados para o exterior e podem ajudar, neste mundo globalizado, o seu país, que caminha para alcançar melhores resultados no futuro próximo.

Parece haver uma orientação geral nas pesquisas para melhorar as tecnologias aplicadas nos setores estratégicos daquele país, ainda que os resultados imediatos ainda não estejam sendo obtidos. Conseguir dar uma linha de trabalho a um país tão complexo como a Índia mostra que perseguem o que outros países asiáticos estão conseguindo.

Os dados de toda a Ásia demonstram que os esforços efetuados na Coreia do Sul e no Japão já proporcionam resultados diante das limitações enfrentadas. A Coreia do Sul, que já foi conhecida como Tigre Asiático, necessita estar competitiva no mundo com produtos contendo inovações, diante das dimensões limitadas do seu país.

O Japão está com sua população decrescente e envelhecendo rapidamente. Sem pesquisas para gerar tecnologias de ponta, não poderá reativar sua economia que já passou por décadas de baixo crescimento e com deflação.

Na realidade, todos encaram os desafios que estão enfrentando para contar com um lugar ao sol dentro deste mundo globalizado, aproveitando a qualidade dos seus recursos humanos disponíveis.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: