Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novos Dados da NASA Mostram o Mundo Com Menos Água

17 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

As recentes pesquisas efetuadas pela NASA, utilizando o satélite Grace, estão mostrando que as disponibilidades mundiais de água nos aquíferos subterrâneos estão sendo esgotadas em taxas alarmantes.

clip_image002

Ilustração publicada no artigo do The Washington Post

Segundo esta pesquisa da NASA, que está num artigo de Todd C. Frankel publicado no The Washington Post, 21 dos 37 maiores aquíferos do mundo, localizados em lugares como a Índia, China, Estados Unidos e França passaram dos seus pontos críticos de sustentabilidade. Ou seja, no período de uma década de estudos, os pesquisadores identificaram que foram retiradas mais água do que repostas. Em 13 deles a taxa declinou, o que os colocam numa categoria considerada problemática.

Os cientistas já suspeitavam que a humanidade estivesse utilizando mais destas águas para os seus usos, com o crescimento da população, para a agricultura, indústria e mineração. A situação, segundo Jay Famiglietti, cientista sênior de água da NASA no Jet Propulsion Laboratory na Califórnia e principal pesquisador da Universidade da Califórnia – Irvine, que lidera as pesquisas, é “muito crítica”.

Os aquíferos fornecem 35% da água utilizada pelos seres humanos em todo o mundo, e a demanda é maior nos tempos secos, chegando a 60% na Califórnia. Os em situação crítica estão em regiões pobres e densamente povoadas, como o noroeste da Índia, Paquistão e África do Norte, onde não existem alternativas.

As pesquisas da NASA com o satélite GRACE fazem avaliações precisas, pois detectam as mudanças sutis na força gravitacional da Terra, anotando onde o peso maior da água exerce uma tração na nave espacial em órbita. Foram mapeados os níveis da água nos aquíferos de uma década, de 2003 a 2013. Os satélites não podem medir a capacidade total, e se suspeita que os aquíferos são menores do que aparentam.

As perfurações para a extração das águas se intensificaram. Segundo as pesquisas, os lençóis freáticos estão diminuindo em todo o mundo. A água disponível é finita. O mais crítico é o Aquífero Arábico, utilizado por 60 milhões de pessoas. Nos Estados Unidos, o problema está na Califórnia.

Segundo os pesquisadores, o aquecimento global está agravando o problema e espera-se que os estudos publicados no Water Resources Research intensifiquem as discussões e as pesquisas sobre as águas subterrâneas.

No Brasil, os aquíferos maiores estão na Amazônia, e difíceis de serem utilizados pelas regiões mais povoadas. E nos grandes centros urbanos como São Paulo não se dispõe de fontes mais próximas, exigindo uma racionalidade maior no uso da água.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: