Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Futebol Brasileiro

15 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Apesar da opinião de muitos torcedores e jornalistas especializados no futebol e do que se vê na televisão, Dunga, o técnico da seleção brasileira, parece revelar uma opinião que diverge de todos.

Foto que ilustra matéria do Estadão, depois do gol de Neymar na seleção peruana na Copa América

Parece unânime a opinião que o futebol, principalmente o da seleção profissional brasileira, é a maior paixão dos brasileiros. E apesar da opinião divergente do técnico Dunga, a maioria da torcida brasileira, os jornalistas especializados dos jornais, das televisões e das rádios revelam uma preocupação com a atual seleção principal do Brasil, que conta somente com um jogador considerado craque, o Neymar.

Sou um simples torcedor, mas, como qualquer brasileiro, tenho a pretensão de entender um pouco deste esporte e expresso que, na minha avaliação, a seleção está numa situação preocupante, que já vem desde antes da derrota para a Alemanha na última Copa. Assistindo a algumas partidas do futebol praticado na Europa, constato que estamos num nível bem abaixo, apesar da quantidade de jogadores brasileiros nos principais clubes e espalhados por todo o mundo.

Tenho a impressão que os problemas não se resumem nos dirigentes, pois, para mim, Dunga pode ser sido um capitão da seleção dedicado, mas não acumulou a experiência para ser o técnico da seleção brasileira e a equipe que está no comando técnico desta seleção é suspeita por ter a tradição de cuidar dos interesses de alguns jogadores. Apesar da atual série de vitórias que conquistou. Não se qualificou para tanto com nenhum curso, algum treinamento nos clubes e ainda continua avesso aos aperfeiçoamentos que estão ocorrendo em muitas partes do mundo.

O futebol é muito importante para o Brasil e só têm angariado projeção em todo o mundo. Quando os Estados Unidos contratam um técnico alemão de prestígio, ganha da seleção holandesa e alemã, algo está acontecendo de importante. A China está preparando os jogadores do futuro nas suas escolas primárias.

O sofrido povo brasileiro, com tantos problemas econômicos e políticos, merece uma alegria como a que pode ser proporcionado pelo futebol. Já diziam sabiamente os romanos, pão e circo. Apesar das vitórias nos jogos treinos e na primeira com o Peru nesta Copa, e mesmo considerando que muitos que jogam na Europa estão em fim de temporada, a situação atual é muito preocupante, pois só temos alguns jogadores isolados, não um time. E futebol é um jogo coletivo, o famoso Football Association.

Tudo indica que, como no passado, ainda que os jogadores brasileiros sejam importantes para os clubes onde atuam, há uma necessidade de uma boa temporada de jogarem juntos, para a formação de um time, com um padrão técnico que não parece estar sendo perseguido pela atual equipe técnica da seleção.

Não parece sensato submeter o povo brasileiro a mais uma frustração. Futebol é relevante para o ânimo do povo brasileiro, não se pode improvisar com este importante assunto.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: