Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Verão no Japão

1 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002O Japão, por ser um país de clima temperado, durante o verão costuma ser extremamente quente, notadamente em cidades como Tóquio que se situa ao nível do mar e tem a umidade do ar muito alta. As roupas recomendadas acabam se ajustando a esta situação e aproveita-se técnicas clássicas que eram utilizadas nos quimonos.

Roupas que estão sendo vendidas nas lojas de departamento no Japão

No Japão já haviam algumas grifes que utilizavam tecidos sintéticos que davam uma sensação de frescor. Agora, as sofisticadas lojas de departamento estão utilizando tecidos de malhas que são suaves e refrescantes como já eram os quimonos para verão, que usam técnicas como as de tricô permitindo tecidos arejados.

O assunto foi objeto de um artigo de Yoshiko Kosaka e foi publicado no The Japan News, informando que isto se tornou usual em lojas como o Isetan Mitsukoshi, Takashimaya, Matsuya e outras que trabalham com ampla gama de produtos, inclusive os de alto valor.

Apesar dos quimonos serem roupas a parentementequentes, já existiam os voltados para o verão que são leves e suaves, deixando os seus usuários, mulheres e homens, muito confortáveis. Os dos homens são mais conhecidos como yukatas, mais informais até para serem usados em casa, mas os reconhecidos como de qualidade podem ser usados até em acontecimentos públicos.

Verdadeiras obras de arte, estes produtos são destinados a durar muitos anos, não variando somente com a moda anual. Os consumidores mais cultos sabem avaliar estas peças, sendo que algumas chegam a atingir valores de dezenas de milhares de dólares, como os quimonos clássicos de elevado bom gosto.

As autoridades de diversas localidades estão estimulando produtores a utilizarem técnicas tradicionais que se diferenciam, propagando as marcas locais, quase artesanais. Estes produtos estão sendo vendidos nas variadas lojas de departamento, valorizando o fato de serem autenticamente japoneses, recuperando técnicas tradicionais.

Os preços dos produtos podem ser um pouco mais elevados, mas visam consumidores que sabem diferenciar estas qualidades. Muitas estolas e outras peças também valorizam as colorações tradicionais, bem como os desenhos suaves que são utilizados, transmitindo a sensação de frescor.

Existem algumas coleções que usam nomes como “Nippon Monogatari” (História do Japão) envolvendo mais de 100 diferentes produtos. As técnicas de tingimento dos tecidos também são tradicionais.

É preciso considerar que no Japão os artesãos contam com elevado prestigio, sendo até condecorados pelo Imperador quando usam técnicas tradicionais para preservar a cultura japonesa. Algo parecido parece estar acontecendo com produtos de uso no verão, e o assunto acaba sendo motivo de comentários das consumidoras. Sabem distinguir as verdadeiras obras de arte que são estes produtos.

Muitas peças com o uso de técnicas refinadas e locais acabam tendo denominações que são conhecidas dos especialistas. Ao lado da massificação dos produtos, parece que está havendo uma volta aos trabalhos com mais conteúdo artístico que são valorizados no Japão, e onde a arte está a serviço do conforto dos usuários.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: