Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Programas Televisivos Sobre o Interior Brasileiro

24 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Diversos canais de televisão no Brasil estão divulgando programas que devem merecer a atenção da população, principalmente dos jovens urbanos das grandes metrópoles, que não contam com oportunidades para conhecer localmente muitas regiões deste amplo país.

clip_image002clip_image004

Indígenas brasileiros isolados da civilização            Casebres no nordeste brasileiro

Este Brasil tão amplo, com as condições mais variadas pelas suas diversas regiões interioranas, apresenta realidades que nem sempre são entendidas pelos brasileiros das grandes metrópoles. E hoje existem muitos programas televisivos de grande qualidade, sempre úteis, que procuram mostram alguns poucos aspectos destas regiões menos conhecidas e favorecidas.

Sempre é útil para brasileiros e estrangeiros conhecerem as grandes discrepâncias de situações quando comparadas com as realidades com os bairros mais privilegiados do Rio de Janeiro ou de São Paulo, que estão longe das médias nacionais.

clip_image006

Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro

Parece recomendável que os conhecimentos de locais específicos não sejam generalizados para toda a região onde estão localizados. Existem muitas Amazônias diferentes, como muitos Nordestes desiguais. Muitos que têm a oportunidade de conhecer um determinado local tendem a generalizar seus conhecimentos específicos para todas as localidades assemelhadas, quando existem muitas e importantes diferenças.

Tendo trabalhado por um longo período com problemas regionais brasileiros, do meio rural e os fundiários deste imenso país, tive a oportunidade de conhecer um grande número de locais, até os mais pobres e isolados. A riqueza como a diversidade é muito grande.

Só para destacar um exemplo, as terras altas das dezenas de Amazônias que conheci pouco têm em comum com as muitas áreas ribeirinhas dos inúmeros vales do norte do País, não somente geograficamente, mas pelos seus ocupantes humanos que se adaptaram as estas diferenças.

Costumo destacar que o grande Estado de Roraima, conhecido por muitos como parte da planície amazônica, da floresta dominante na região norte conhecida internacionalmente como “rain forest”, conta com uma grande área de montanhas, as mais alta do país, inclusive quedas de águas de mais de 700 metros, e amplos campos. Ficando no Hemisfério Norte, as suas épocas de chuva são inversas de Manaus.

Poucos brasileiros sabem que na região do Acre houve outro país independente, chamado Plácido de Castro, cujas documentações autênticas das terras são até hoje reconhecidas pelas autoridades brasileiras, como as do Peru e da Bolívia, todas incorporadas pelos acordos diplomáticos promovidos por Rio Branco.

O que se pode recomendar aos jovens brasileiros é que utilizem todas as oportunidades para conhecerem mais profundamente todas estas regiões que, certamente, oferecem oportunidades para a sensível melhoria do padrão de vida da população brasileira.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: