Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Promissora Política Japonesa

30 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002No Japão, existem muitas ativas políticas que ocuparam cargos ministeriais de importância, mostrando-se promissoras. Atualmente, destaca-se Tomomi Inada, prestigiada por Shinzo Abe, da Prefeitura de Fukui, que se mostra uma grande debatedora.

Tomomi Inada, citada pelo Nikkei como potencial primeira-ministra

Muitas ministras já ocuparam posição de destaque no LDP – Liberal Democratic Party do Japão, que vem mantendo o poder por longos períodos, e tem como primeiro-ministro Shinzo Abe. O jornal econômico Nikkei informa que Tomomi Inada, da Prefeitura de Fukui, vem sendo prestigiada pelo atual líder, ocupando a Presidência do importante Conselho de Pesquisa da Política deste partido, sendo uma debatedora de grande eloquência.

Na política japonesa, há sempre uma carreira a ser cumprida dentro dos partidos, e muitas já se destacaram pela importância na formulação de sua orientação, como Yuriko Koike que escreve regularmente para o Project Syndicate. Mas, além do prestígio junto ao eleitorado, precisa mostrar também dentro da Dieta que possui qualidades para enfrentar os adversários.

Goshi Hosono é o atual presidente do principal partido de oposição, o Democratic Party, e também presidente do Conselho de Pesquisa Política da sua agremiação, considerado um experiente debatedor. Num recente programa da televisão oficial do Japão, a NHK, Tomomi Inada saiu de uma situação difícil num debate, mostrando que tem qualidades para a liderança do seu partido, o que a leva a possibilidade de tornar-se a primeira-ministra. Seria o primeiro caso de uma mulher ocupar esta posição, o que já vem ocorrendo em muitos países do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: