Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sair da Deflação é tão Complicado Quanto Evitar a Inflação

12 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

clip_image002Um artigo publicado por Keiko Ujikane e Monami Yui no site da Bloomberg informa sobre o esforço efetuado pelas autoridades japonesas para chegar a uma inflação, quando naquela economia a deflação vem se prolongando mais do que desejado.

Ilustração do artigo no site da Bloomberg, mostrando uma ligeira refeição com uma tigela de carne acompanhada por um missogiru que custa US$ 3,08.

Na realidade o varejo é que está colaborando com o governo, pois cadeias com a Matsuya Foods elevaram a tigela de arroz acima ilustrada que custava 290 yens passou para 380, um aumento de 30% ao passar da carne congelada para a resfriada, que dá um melhor sabor e qualidade, pois as mesmas são importadas e a desvalorização cambial está elevando alguns preços de matérias-primas.

Uma cadeia de lojas de conveniência como a Seven & I também está lançando alguns produtos que consideram “Premium” e teriam melhor qualidade, sempre com receio que os consumidores fiquem assustados. Mas os empresários estão confiantes que estes melhores produtos sejam capazes de manter seus clientes.

Também existem empresas que trabalham com alimentos como a Yamazaki Baking e a Morinaga, que estão apresentando pães de melhor qualidade, pois utilizam matérias-primas importadas, cujos custos estão subindo. Algumas marcas novas, como as chamadas Golden Bread, estão sendo lançadas.

Também está ocorrendo mudanças de algumas apresentações de produtos, que diminuem nos seus conteúdos para porções individuais predominantes no Japão.

A esperança é que os consumidores voltem a acelerar seus gastos com a noção de que comprando depois, os preços podem estar mais elevados com a inflação, que até o momento não subiu, pois ela foi de somente 0,1% nos primeiros meses deste ano. Espera-se que venha a se acelerar com o aumento previsto de impostos sobre as vendas, sem que se chegue a depressão.

Como o Brasil enfrenta uma situação inversa, seria interessante que mais produtos com as técnicas japonesas sejam oferecidas para os consumidores brasileiros. Esta tigela de carne já vem sendo vendida no Brasil, mas parece que os demais custos brasileiros não permitem que os preços sejam tão baixos como os japoneses. E, lamentavelmente, tem se registrado também a deterioração da qualidade de muitos, principalmente dos serviços.

Tudo isto mostra que na economia a expectativa futura é muito importante.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: