Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Violentas Flutuações do Mercado de Capitais da China

26 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Quando ocorrem subidas expressivas no mercado de capitais, como na de Xangai nos últimos meses, ocorrem também quedas bruscas com vem ocorrendo nesta semana.

clip_image001

Shanghai Composite Index na CNN nos últimos meses

Um dos indicadores das cotações do mercado de capitais na bolsa de Xangai é o seu Composite Index, que do começo de março deste ano subiu cerca de 50% até começo de junho corrente. Nos últimos dias, acusou um decréscimo de cerca de 17%. Nesta sexta-feira caiu 7,2%, um sinal de quase pânico que pode acusar outras quedas na próxima semana.

Algo semelhante, evidentemente em escala muito menor, vem ocorrendo também em outros mercados asiáticos, como o de Tóquio, sempre com possibilidade de ocorrerem mudanças expressivas. Na realidade, os resultados das empresas não têm sido bons para justificar grandes melhoras, o que vem ocorrendo pelo excesso de recursos disponíveis que sempre apresentam riscos de ajustamento.

Como o mercado de capitais em todo o mundo ficam entrelaçados, sempre existem algumas transmissões para outros países, diante das incertezas como que estão ocorrendo com a Grécia e a União Europeia.

Muitos renomados analistas estão apontando que o excesso de liquidez existente hoje no mundo, provocado por operações como as dos quantitative easing, tende a provocar aplicações especulativas que não correspondem ao que está ocorrendo no mercado real. Isto acaba provocando, em dado momento, algumas dificuldades. Ainda que somente no Japão esteja ocorrendo algo neste sentido, verifica-se que muitos dados chineses estão sendo colocados em suspeita.

Espera-se que as autoridades monetárias e econômicas dos diversos países tomem as cautelas necessárias para que estes inconvenientes não ocorram, pois os atuais sinais ainda são somente de ajustamentos, não indicando a existência de grandes problemas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: