Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Zico e a Possibilidade de Candidatar-se à FIFA

11 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image001Com os problemas de sucessão que estão colocados na FIFA, muitas personalidades imaginam que teriam condições de se tornar o dirigente máximo desta entidade por serem conhecidos no mundo futebolístico.

Zico apresenta-se como um possível pré-candidato à presidência da FIFA

Zico, por ter sido um grande jogador de futebol e ajudado a estimular o esporte em alguns países como o Japão e o Irã, se imagina dotado de todas as qualidades para ser o dirigente máximo da FIFA, desde que as regras para a sua eleição sejam alteradas, incluindo a votação de muitos veteranos deste esporte no mundo. Ainda que isto seja honroso para o Brasil, essa possibilidade deve ser considerada mínima, infelizmente.

Todos sabem que o futebol é o esporte profissional mais popular no mundo. Até em países como os Estados Unidos, onde outros esportes têm maior destaque, o soccer está ganhando um espaço importante, atraindo profissionais reconhecidos no mundo, como Jürgen Klismann, que foi jogador de destaque da seleção alemã e seu treinador e agora treina a seleção norte-americana. Recentemente, os norte-americanos ganharam das poderosas seleções da Holanda e da Alemanha.

O futebol é praticado profissionalmente em cerca de 200 países no mundo, mobilizando metade dos recursos de todos os esportes e para ser eleito como o máximo dirigente da FIFA é necessário contar acima de tudo com uma elevada capacidade diplomática para obter o suporte da maioria dos dirigentes destes países.

Potenciais candidatos precisam contar com uma longa folha de serviços para estas atividades, tendo as relações com estes dirigentes por um longo período. Existem muitos que vêm se empenhando nestas tarefas preliminares por décadas. Portanto, o conhecimento do futebol e seus problemas passam a ser secundário.

Uma ingenuidade como a expressa por Zico só contribui para o desgaste de suas possibilidades, pois não se conhece seus trabalhos como dirigente e seria difícil destacar as suas qualidades junto aos que vão decidir sobre assuntos tão relevantes, como está se verificando com as repercussões dos problemas da FIFA em toda a imprensa mundial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: