Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Pesca do Krill Antártico

13 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Hoje se sabe que o krill da Antártica é muito rico em proteína e é o alimento básico de muitas espécies de animais que vivem na proximidade daquele continente. Sua pesca vem aumentando de forma considerável, colocando em risco a sobrevivência destas espécies que vivem do seu consumo.

O krill é semelhante a pequenos camarões, rico em proteína e pouca gordura. Ilustração do artigo no Nikkei Asian Review

Desde quando começou a exploração da Antártica, conhece-se o krill como abundante naquele continente, rico em proteína e com gordura de boa qualidade com ômega-3, sendo o alimento básico de muitas espécies que vivem na região, como baleias, pinguins e focas. É um elo fundamental no ecossistema marinho. A entidade de 25 membros, inclusive o Brasil, chamada Convention on the Conservation of Antartic Marine Resources, autoriza somente a pesca de 620 mil toneladas anuais do krill, que precisa ser dividida em áreas para evitar o seu esgotamento.

Michael Field publicou um artigo no Nikkei Asian Review mostrando que a pesca atual esteja ainda abaixo do limite, países como a China, Noruega e Coreia do Sul estão aumentando rapidamente a sua captura para alimentação humana, produção de remédios e rações para as criações de peixes.

Como suas capturas exigem navios de grande porte e pesados investimentos, processando o seu rápido congelamento, há preocupações com a sua intensidade. A China já possui oito fábricas com arrastões para congelamentos na Antártica, preparando-se para a pesca de 1 a 2 milhões de toneladas ano. Precisaria obter licença para tanto, mas pedidos de esclarecimentos não foram respondidos.

A China possui navios de 7.765 toneladas com 110 tripulantes, capazes de transportar 2.100 toneladas por vez. A Noruega opera com 50 tripulantes e transporta 2.500 toneladas, enquanto a da Ucrânia caça 4.200 toneladas por vez.

Existe uma organização chamada Antarctic and Southern Ocean Coalition reunindo 150 entidades conservacionistas de 40 países para exigir que a China e os outros países apresentem seus argumentos. Sabe-se das dificuldades como o de controlar a caça das baleias.

Este parece ser outro assunto que deve preocupar a humanidade na sua tentativa de preservação do mundo onde vivemos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: