Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Algumas Notícias Destacadas nos Deixam Perplexos

15 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Dando exagerada importância à velocidade das informações, muitos meios de comunicação social no mundo estão exagerando nas manchetes, noticiando como certas operações que ainda exigem muito trabalhos para terem validade. Os leitores, mesmo tentando efetuar uma triagem, acabam ficando envolvidos num clima ainda potencial do futuro.

Charge expressando o exagero de uso da Internet

Quando se examina profundamente os entendimentos estabelecidos pelas principais autoridades europeias sobre a volumosa assistência à Grécia, observa-se que um passo importante foi dado, mas a sua eficácia depende ainda de duras negociações políticas a serem efetuadas naquele país e gigantescos recursos poderão ser proporcionados ao longo do tempo, se os gregos aceitaram pesados sacrifícios que não validaram no último plebiscito. Portanto, o que existe é somente o potencial de uma assistência, mas já provocou grandes mudanças nos mercados de capitais de muitos importantes centros financeiros.

Também no caso da China, que recebeu um grande destaque na imprensa mundial, há indícios de que desacelerações no ritmo de crescimento daquela economia poderão ocorrer, mas as autoridades chinesas ainda estão tomando medidas para um ajuste suave, com reformas efetuadas a tempo. O que se pode estranhar são os mecanismos utilizados, com fortes intervenções governamentais e até a retirada de muitas empresas do mercado de capitais, mas demonstram que as autoridades não estão inertes, pelo contrário. As dosagens podem estar incorretas, mas muitas das autoridades chinesas são extremamente competentes e atuam dentro do quadro que lhes é permitido.

Também o acordo internacional para uso da energia atômica pelo Irã, que sempre mereceu a oposição acirrada de Israel com grande influência sobre os Estados Unidos, ainda depende de muitas providências a serem tomadas pelas autoridades iranianas, sendo um passo inicial, ainda que inusitado. Mas, muitas dificuldades ainda terão que ser superadas, sabendo-se que todos estão confiando nos compromissos do Irã que o alvo principal seria o uso pacífico, ainda que estes conhecimentos sejam difíceis de serem mantidos estanques. O controle das tecnologias de uso da energia atômica já provoca uma elevação do seu status.

Também existem surpreendentes notícias como se o candidato norte-americano Donald Trump, que teria tomado posições contrárias aos interesses dos eleitores latinos, tivesse crescido nas pesquisas eleitorais, figurando entre os principais candidatos republicanos nos Estados Unidos. Todos sabem que as notícias de interesse eleitoral nesta área são de grande importância, podendo ser determinante na escolha do futuro presidente norte-americano, com consequência em todo o mundo. Mas o exame mais cuidadoso mostra que não se trata de contradições tão alarmantes.

São alguns exemplos de que as notícias precisam ser absorvidas com o devido cuidado, pois todas as qualificações precisam ser observadas, não se recomendando ações decorrentes delas. É preciso entender que existem interesses de especuladores que obtêm apreciáveis resultados das fortes oscilações ocorridas no mercado, quando os menos avisados continuam sendo as vítimas de esbulhos como sempre.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: