Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Limitações Existentes em Todos os Países

1 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

imageAs lamentáveis dificuldades enfrentadas pela Grécia são exemplos que existem inexoráveis limitações dos recursos, havendo necessidade dos consumos se ajustarem às suas disponibilidades. Mas também países desenvolvidos como os Estados Unidos fazem o que podem e não o que desejam.

Demonstrações populares na Grécia

Os países periféricos da Europa, como a Grécia, foram ajudados e incorporados na Comunidade, mas seus consumos estavam acima das suas gerações de recursos com seus trabalhos. Acabaram acumulando endividamentos que não encontram respaldo nas ajudas de outros países, acabando no descumprimento dos seus compromissos. A situação é de extrema complexidade, pois esta situação pode contaminar outros países do continente, bem como provocar problemas para a economia mundial. Mas as autoridades europeias não possuem condições que continuar mantendo esta indisciplina econômica, mesmo com todas as dificuldades decorrentes da propagação destas dificuldades para o resto do mundo. Um ajuste doloroso acaba sendo indispensável, algo semelhante com o que ocorre em escala menor no Brasil.

Mas também países desenvolvidos como os Estados Unidos fazem o que podem, e nem sempre é o que desejam. O mais lamentável exemplo continua sendo Guantánamo, onde, mesmo com o desejo do presidente Barack Obama, não se consegue a eliminação desta excrescência, como registrou neste site.

image

Guatánamo, que presidente Barack Obama deseja eliminar mas não consegue.

Ainda que tenha se reduzido os prisioneiros ilegais em Guantánamo, ainda restam muitos, principalmente os provenientes de Iêmen que não tem condições de recebê-los por estar num conflito.

Estas limitações econômicas e políticas existem, tanto em países emergentes como desenvolvidos, o que exige um pragmatismo muito grande para as suas soluções. Há que se manter o consumo e até parte das necessidades dos investimentos ao nível dos recursos disponíveis, que são sempre limitados.

Ainda que existam desejos políticos, nem sempre a dura realidade permite que eles sejam atendidos, pois no mundo dos seres humanos existem estas limitações. Neste site, recebemos alguns comentários que demonstram inconformidades com as limitações existentes, que são generosos, e costumam apresentar estas restrições a fatores externos. É duro aceitar que estamos sujeitos a elas, e o que podemos fazer é nos empenharmos para as suas superações, mesmo que não sejam de nossa responsabilidade.

Precisamos de muito pragmatismo, fazendo o melhor que podemos, sabendo que o mundo é assim mesmo. Os economistas desenvolveram o conceito do Second Best, aceitando que First Best é um sonho.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: