Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

China de Olho na Grécia

5 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo de Itsuo Toshima, consultor de investimentos japonês, publicado no Nikkei Asian Review, registra que a China pode estar interessada na Grécia que enfrenta grandes dificuldades com os seus credores e o euro.

Equipamentos portuários pintados de azul são chineses no porto de Pirineus na Grécia

Este consultor japonês estava visitando a Grécia e foi confundido com um observador chinês que não é considerado muito simpático pelos gregos, havendo disputas de emprego. Dentro da atual política de Xi Jinping, do estabelecimento da nova rota da seda, há possibilidades das elevadas disponibilidades de recursos da China virem a ter de ser aceitas pelos gregos, que ainda resistem a estas tentativas, mas podem ficar sem alternativa se excluída do euro.

Os portos gregos são oportunidades de ouro para os chineses, que já contam com equipamentos em alguns deles como do China Ocean Shipping, do gigantesco grupo Cosco. Eles já contam com dois cais no porto de Pirineus e estão interessados na sua gestão, conversando sobre o assunto com o ministro da Defesa grego, Panos Kammenos.

Com o atual baixo crescimento da economia chinesa, há uma disponibilidade de recursos para investimentos no exterior, e equipes bem treinadas de chineses estão percorrendo o mundo para identificar oportunidades de investimentos, utilizando as melhores técnicas disponíveis internacionalmente de avaliação, até com perspectivas de prazos mais longos.

Também existem seminários onde comparecem muitos interessados que estão administrando fundos de recursos chineses, e eles mostram objetividade e agilidade para rápidas decisões, sendo mais ousados que muitos outros investidores no mundo, notadamente quando comparados com os japoneses.

Já existem fundos chineses onde não fica claro os seus gestores, mas utilizam aplicações também de pequenos investidores. As recentes flutuações do mercado de capitais na China acabam sendo influenciadas por estes investidores. Quando existem oportunidades como as atuais gregas, dentro da política que está sendo perseguidas pelo governo chinês, as possibilidades podem ser mais amplas, como também está ocorrendo na América do Sul, inclusive no Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: