Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Difícil Administração Centralizada do Mercado de Capitais

8 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Ainda que o governo chinês esteja promovendo uma forte intervenção no mercado de capitais do país, até agora a exagerada subida registrada nos últimos meses não foi controlada e entrou em colapso.

image

Gráfico que ilustra matéria publicada no site da Bloomberg

O site da Bloomberg publica um artigo de Tracy Alloway procurando informar porque tantas empresas chinesas foram retiradas das listas das bolsas daquele país.

Ainda que a China conte com uma economia com forte intervenção governamental, o fato concreto é que ocorreu uma exagerada valorização de mais de 100% na bolsa de Xangai do final do ano passado até junho deste ano. As autoridades chinesas entendem que parte substancial desta alta deveu-se às especulações efetuadas pelas empresas que tomaram dinheiro barato no mercado, dando como garantia as suas ações, o que passou a ser proibido para mais de 1.300 empresas listadas nas bolsas. Ao mesmo tempo, com os problemas ocorridos na Grécia, estas autoridades chinesas elevaram o crédito disponível com a política semelhante ao easing monetary policy, para tentar controlar a queda que já atingiu 32% desde o pico de 12 de junho último, que aparenta ser um pânico que não se conseguiu estancar até agora.

Estas exageradas flutuações que acabaram prejudicando pequenos investidores além das empresas especuladoras, mostra o quanto é difícil controlar um mercado, mesmo numa economia bastante centralizada, quando estas tendências ocorrem de forma emocional e coletiva, pouco tendo de racional. Isto acrescenta dificuldades para a economia mundial que já enfrentava muitos outros problemas, onde se destaca o desarranjo da Grécia, afetando fortemente o euro. Os Estados Unidos que estavam se recuperando passam a ter um dólar muito valorizado, que deve prejudicar suas exportações.

Países que enfrentam problemas econômicos e políticos como o Brasil são fortemente afetados por estas violentas mudanças em muitos países, num período de ajuste crucial. Muitos são os países que se encontram num momento pouco favorável que estava sendo superado lentamente. As incertezas e os riscos se elevam de forma substancial, passando a exigir de todos atitudes extremamente cautelosas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: