Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Entrevista de José Miguel Wisnik para Eu & Fim de Semana

3 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image001Sou daqueles que entendem que os seres humanos precisam ser um pouco de tudo, não especializado somente numa das formas de manifestação social. Poucos são os músicos atuais que possuem um cabedal como de José Miguel Wisnik, que valoriza suas escolhas por contar com boa base cultural na sua formação.

José Miguel Wisnik de muitas facetas

O artigo elaborado por Joselia Aguiar para o suplemento Eu & Fim de Semana do jornal Valor Econômico não poderia ter um título mais feliz, “Wisnik de corpo inteiro”. Ele é provavelmente mais conhecido do grande público pelas suas músicas de elevadíssima qualidade, que denotam que o seu autor conta com uma ótima formação em diversos setores, como escritor e professor. Seus interesses não são limitados e especializados, mas contam com contribuições humanísticas invejáveis, ao mesmo tempo em que é muito exigente com o seu trabalho.

Sua já longa colaboração de trinta anos com uma cantora de rara qualidade, Ná Ozzetti, que também não parece procurar a popularidade fácil, mas a qualidade do seu trabalho, resulta num novo CD muito aguardado, “Ná e Zé”, que se não se destina a vendas recordes, mas marca a qualidade do que ainda existe de melhor na música popular brasileira de altíssima qualidade.

clip_image003

Ná e Zé, 30 anos de parceria com um novo CD

É evidente que não só o Brasil, mas o mundo sempre valoriza trabalhos de elevada qualidade, como a herança que Antonio Carlos Jobim deixou. Pode-se contribuir com a música erudita para dar maior força de expressão ao que tem origem popular, como ensinou Villa-Lobos.

O Brasil é conhecido no mundo pela sua criatividade decorrente da forte miscigenação que não é somente étnica, mas cultural, e a entrevista publicada mostra que isto não é produto do acaso, de um momento de inspiração também necessário, mas decorrente da acumulação de muito trabalho, não se restringindo a somente um segmento do conhecimento humano.

Estamos inseridos no mundo, com todas as suas limitações, econômicas, políticas, físicas e todas as demais ordens. Quando José Miguel Wisnik vai falar no FLIP de Paraty, podemos estar certos que o Brasil estará bem representado, até com sua visão literária e antropológica de Mário de Andrade.


2 Comentários para “Entrevista de José Miguel Wisnik para Eu & Fim de Semana”

  1. Hugo Penteado
    1  escreveu às 06:39 em 6 de julho de 2015:

    Sou fã dele.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:11 em 6 de julho de 2015:

    Caro Hugo Penteado, ]

    Muitos têm a mesma opinião sua.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: