Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Fusão de Conteúdos das Disciplinas nos Colégios

6 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

Um artigo publicado por Isabela Palhares no Estadão informa sobre as experiências de algumas escolas secundárias de pesquisas interdisciplinares.

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Charge explicitando algumas dificuldades dos alunos

No passado, o conhecimento humano era mais integrado como decorrência da influência europeia, quando no pós-guerra os Estados Unidos acabaram aumentando suas influências no mundo com a exagerada departamentalização do conhecimento na procura da eficiência. No Brasil, a sua distorção começou na chamada Reforma Universitária, reduzindo a contribuição europeia. Hoje, mesmo nos níveis colegiais está se procurando restabelecer o que acontece na realidade e nas necessidades do mercado, que demandam recursos humanos com conhecimentos mais integrados, inclusive do humanismo, não se restringindo somente às ciências exatas, como a matemática, física e química.

O artigo se refere ao ensino de 5º ano do ensino fundamental na Escola Villare, em São Caetano do Sul, no ABC paulista, que vem se caracterizando com uma região de elevado padrão em muitos setores das atividades humanas. Já eram aplicadas aulas práticas interdisciplinares nos colégios mais prestigiados de São Paulo, como o Colégio Bandeirantes. Hoje, estão disseminadas por muitos outros que contam com orientadores pedagógicos com formação de melhor qualidade, que procuram cativar os alunos com aulas mais aproximadas da realidade.

Também se generalizaram estudos com recursos eletrônicos, que são mais facilmente compreendidas pelos alunos, não se distinguindo conhecimentos de uma disciplina. A tendência é no sentido da aplicação dos conhecimentos, fazendo uso delas em problemas práticos.

O que já vem se observando em ensinos de qualidade em outros países avançados estão sendo aplicados dentro da realidade brasileira. Seria muito interessante se mais viagens pudessem ser proporcionadas aos alunos para melhor conhecimento da realidade brasileira, que se diferencia regionalmente, mas isto ainda implica em custos elevados.



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