Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japão Continua Tentando Sair da Deflação

13 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Os brasileiros, que sempre sofrem com os problemas inflacionários, não acreditam que os japoneses perseguem há décadas contar com uma inflação de dois por cento ao ano, para estimular a sua economia que enfrenta problemas de crescimento.

clip_image002

Tabela que ilustra artigo publicado no The Yomiuri Shimbun

Com a desvalorização do yen, os produtos importados e os que utilizam matérias-primas importadas estão começando a se elevar no Japão, que ainda não sabe como isto vai afetar a recuperação de sua economia que vem sendo tentada pelo governo. As pequenas e médias empresas estão elevando os bônus para seus empregados. Esta tendência parece prevalecer durante o verão japonês, que está sendo rigoroso como na maioria do Hemisfério Norte.

As três maiores empresas que trabalham com produtos alimentícios que utilizam o trigo aumentaram os preços dos seus produtos entre 3 a 8 por cento a partir do início de julho. Também o custo da energia, que depende de muito de importações, continua se elevando. Ainda que os japoneses não sejam grandes consumidores de pão, cuja demanda está crescendo ligeiramente no Japão, seus preços também têm sido reajustados.

Os produtos que utilizam cacau também estão subindo, principalmente com a quebra de sua safra nos principais países produtores. Muitos molhos ocidentais, que continuam sendo importados e utilizam tomates e pimentas, estão subindo o que não acontecia há 25 anos.

As vendas nos supermercados do país subiram 5,7% em maio último mostrando que os consumos superaram os aumentos dos impostos de venda que foram de 5%, mostrando uma pequena recuperação. Existem preocupações dos analistas de que os aumentos dos preços poderiam provocar uma queda da demanda, mas, segundo empresários do varejo os aumentos salariais, são superiores, devendo manter a demanda em alta.

O grande problema é que o mundo está conturbado e novo aumento dos impostos de venda deve ocorrer, pois a dívida pública japonesa está num nível preocupante, principalmente quando ocorrem problemas como o da Grécia e da bolsa chinesa. Também a elevação da bolsa de valores do Japão supera o crescimento dos resultados de suas empresas, mesmo que não seja do nível do que ocorreu na sua vizinha China.

Tudo isto vem demonstrando que os problemas que ocorrem em muitos países no mundo não são semelhantes, mas, de uma forma geral, os consumos e os investimentos estão superando os aumentos das produções.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: