Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novos Temas dos Filmes Japoneses

8 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image002Muitas pessoas estão ficando cansadas das vidas estressadas das grandes metrópoles e procuram voltar para a vida tranquila dos lugares em que nasceram como à beira mar. Estes assuntos estão se tornando frequentes nos filmes japoneses.

 

Cena do filme Umi no Futa (Tampa do Mar)

Um artigo de Mark Schilling publicado no The Japan Times relata sobre um filme que indica uma nova tendência do cinema japonês: a volta daqueles que viviam nas grandes metrópoles para as localidades onde nasceram para levar uma vida simples. É preciso explicar que no Japão estas localidades interioranas ou à beira-mar ficaram somente com idosos ou pessoas que tinham alguma limitação. Os jovens migraram para as grandes metrópoles, mas está havendo uma tendência para a volta de alguns, cansados das vidas agitadas.

Na França, por exemplo, muitos procuram conciliar sua vida urbana mantendo também um tempo no meio rural onde têm um ambiente saudável, que determinou uma forma interessante de vida que procuram preservar. No Brasil, alguns estrangeiros ficam encantados com a vida simples em muitas praias, como as nordestinas, e também idosos aposentados voltam para o interior onde nasceram e foram criados. Parece uma tendência universal, quando as pessoas percebem que não vale a pena ficar neurótico com a vida das grandes metrópoles.

Muitos filmes japoneses procuram mostrar que existem afazeres simples, como vender café gourmet mostrado no filme que recebeu o nome inglês de “The Furthest End Avaits”, ou a produção de vegetais orgânicos no “Little Forest”. O autor do artigo concentra suas atenções no filme de Keisuke Toyoshima, “Umi no Futa”, que mostra uma designer que retorna para uma pequena cidade portuária na Península de Izu para abrir uma pequena loja de kagigori, uma raspa de gelo com xaropes, como de limão que ela mesmo prepara. Certamente são lembranças da infância.

No Japão, como em muitos outros países, pequenas cidades estão desaparecendo por causa da migração de seus jovens e há uma luta para preservar o que existe, como está acontecendo de forma muito dramática na região atingida pelos desastres de Fukushima.

Alguns destes filmes, de elevada qualidade, tratam do assunto com os dramas dos que vivem nestas localidades, sem nenhum exagero, mostrando os relacionamentos com o meio ambiente, como a tempestade que chega rápida e deixa depois uma calmaria. O que acontece também nas vidas das pessoas.

Bons diretores de cinema estão explorando estes temas com a bagagem deixada pelos grandes cineastas japoneses do passado, que todos ainda mantêm nas suas memórias, revelando parte do verdadeiro espírito dos japoneses e sua cultura.


2 Comentários para “Novos Temas dos Filmes Japoneses”

  1. Isaque Doi
    1  escreveu às 17:03 em 14 de julho de 2015:

    Parabéns pelo site, Paulo! Quais filmes japoneses atuais você indicaria? Obrigado

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 17:39 em 15 de julho de 2015:

    Caro Isaque Doi,

    Obrigado pelo comentário.
    Não temos muitas oportunidades de assistir filmes japoneses em São Paulo. O último que assisti foi O Desejo da Minha Alma (Hitono Nozomino) do diretor Masakazu Sugita.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: