Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Consolo do Vôlei Brasileiro

5 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imageCom as gritantes dificuldades da principal paixão esportiva do Brasil, o futebol, mesmo com as ponderadas manifestações como de Tostão, os torcedores brasileiros ganham uma alternativa com o vôlei. Hoje, o destaque foi o de praia, onde as duplas brasileiras femininas fizeram sucesso em Haia, na Holanda, conseguindo os três principais lugares no pódio. No masculino, conseguimos o ouro contra os holandeses e o bronze.

Algo raro aconteceu no torneio de vôlei de praia em Haia 2015, na Holanda. O ouro ficou com a dupla brasileira formada por Barbara Seixas e Aghata Bradnarczuk, que venceu a dupla brasileira formada por Taiana Lima e Fernanda Alves, que ficou com a prata. E a dupla Juliana Silva e Maria Elisa Antonelli ficou com o bronze, completando o pódio feminino de Haia 2015.

No masculino, a dupla Alison Cerutti e Bruno Schmidt, depois de um longo tie break, conseguiu derrotar a dupla holandesa e sua torcida, conquistando o ouro, enquanto a dupla Evandro Junior e Pedro Solberg conseguiu o bronze. Algo que deve orgulhar o Brasil e se preparar para as Olimpíadas.

image

Alison Cerutti e Bruno Schmidt, dupla campeã de vôlei de praia em Haia 2015

Nas principais seleções feminina como masculina de vôlei, os brasileiros estão entre os que disputam as melhores colocações mundo afora, lembrando o que o futebol conseguia no passado.

Como em todos os esportes, existem também muitos jogadores que estão competindo no exterior, onde o vôlei conta com maior comparecimento de público, quando as temporadas permitem este intercâmbio saudável, pois existem muitos países onde este esporte está conseguindo muita atenção.

Quem ficar imaginando que somente talento e esforço são suficientes para o desenvolvimento de qualquer modalidade esportiva, pode estar enganado. Existem evoluções técnicas que estão ocorrendo, desde o preparo físico até as estratégias e táticas para oferecer um bom espetáculo, vistoso, o que não está acontecendo, infelizmente, no futebol brasileiro.

Lembro-me do vôlei quando ainda absorvíamos dos japoneses as primeiras técnicas, há muitas décadas. Eles não se destacam pela estatura, mas pelo empenho de uma equipe, como procuram fazer no futebol feminino.

O público acaba procurando alternativas esportivas, principalmente quando proporcionam visibilidade no exterior. Existem modalidades onde os brasileiros já figuram com destaque e podem ajudar o país para projeções em outras atividades humanas. Com empenho, procuram vencer os demais obstáculos e mesmo quando em situação desfavorável acreditam até o fim na possibilidade de vitória.

Em muitas modalidades esportivas não basta a criatividade. O empenho, o treinamento intensivo e a constante adaptação do que vem sendo feito de bom em todo o mundo podem permitir que tenhamos alguns destaques importantes para o moral brasileiro.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: