Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Estilo de Banho Japonês

22 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Pode parecer estranho, mas os banhos utilizados em diversos países fazem parte de sua cultura e costumam ser muito mais do que a simples lavagens dos corpos humanos. Os japoneses apresentam suas diferenças e estão sendo submetidos à Unesco para serem considerados patrimônios culturais.

É preciso considerar que ao longo da história sempre houve banhos como os que eram utilizados desde os romanos, contando com verdadeiras estruturas para atender os relaxamentos e convívios de cidadãos. No Japão, além das termas públicas, existem variados tipos caseiros que não se destinam somente à limpeza dos corpos humanos, servindo também como convívios e relaxamentos, sendo muito apreciados pela população, estando sempre em aperfeiçoamento contínuo.

Muito podem estranhar que estes banhos, principalmente os públicos, aproveitem suas águas para servirem muitos. Na realidade, processa-se a limpeza dos corpos fora das áreas de imersão, com o uso de sabonetes e águas fervidas que são lançadas sobre o corpo para a lavagem. As imersões posteriores são mais demoradas para provocar o relaxamento.

Muitos ambientes públicos são aproveitados por grupos de amigos para conversas e até alguns tipos de jogos. Nas termas, existem banhos de grandes dimensões, com águas que são quase correntes, e normalmente muito quentes para os ocidentais, mas que podem ser temperadas com águas frias.

Muitos japoneses, além dos banhos, costumam utilizar massagens que são reconfortantes, tirando o cansaço de longas viagens. Os repousos acabam sendo profundos, permitindo o restabelecimento dos esforços efetuados.

Existem carpintarias especializadas nas construções destes locais e utensílios utilizados que se chamam “ofurôs”, sendo que os melhores são de madeiras especializadas, como do cipreste japonês, tendo a durabilidade para muitas dezenas de anos, desde que adequadamente conservados. Um grupo de empresários japoneses do setor percebeu que tais “ofurôs” não são facilmente adotados no exterior, pois dependem de suas culturas.

clip_image003

Tipos usuais de “ofurôs” caseiros do Japão

Existe no Japão o chamado “hadaka no tsukuai” (convivência de pelados, literalmente), mostrando que não se trata somente da imersão em águas quentes, mas o relacionamento social de muitos, como também acontece no Ocidente nas saunas.

Também existem aspectos que chegam quase à religião, quando no espírito japonês existem os chamados “kiyome” e “misogi” que são ritos de purificação da tradição Xintoísta.

O assunto mereceu um artigo de Rie Kowara, redatora do Asahi Shimbun.


2 Comentários para “O Estilo de Banho Japonês”

  1. Carlos Abreu
    1  escreveu às 09:15 em 23 de julho de 2015:

    Ótimo post. Nós brasileiros, nunca esquecemos a experiência (dolorosa) de entrar em um banho público japones pela primeira vez. A temperatura é muito acima do que achamos ‘confortável’, para dizer o mínimo.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 22:17 em 24 de julho de 2015:

    Caro Carlos Abreu,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: