Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Resíduo Plástico Ajudaria na Redução do Aquecimento Global

22 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Muitos cientistas no mundo estão procurando resolver mais dois problemas graves que afetam hoje a humanidade de forma simultânea. A eliminação de parte dos lixos contribuiria também para a redução do aquecimento global.

Novas tecnologias para a eliminação dos resíduos plásticos

O World Economic Forum está divulgando o artigo de Jonathan Barcant, proprietário do Vativer TT, sobre uma nova tecnologia para ajudar a resolver dois problemas relevantes que afetam a humanidade: a eliminação dos resíduos plásticos e a redução do aquecimento global, com o uso de novas tecnologias. Estes problemas são decorrentes da atual cultura de consumo que prosperou ao longo das últimas décadas e onde as reciclagens dos materiais ainda não são uma realidade. Na Suécia, informa o artigo, menos de 1% do lixo doméstico não é reciclado, mas não é o que acontece no resto do mundo.

Se existem problemas detectáveis a olho nu que incomodam todos que se preocupam com problemas ambientais são as elevadas quantidades de resíduos plásticos. Eles utilizam matérias-primas decorrentes do uso do petróleo e ficam jogados por todos os lugares. Ao lado de sacos plásticos que chegam a ficar flutuando no ar pela ação dos ventos. Incluem também a borracha sintética, como as usadas nos pneus que são encontrados em muitos lixos.

As soluções tecnológicas de grande escala ainda se concentram em três palavras que começam com R. Reduzir, reutilizar e reciclar, mas agora se dispõe também de novos avanços como os chamados pirólise, que permitem a transformação destes resíduos em combustível não poluente.

A pirólise é uma decomposição termoquímica de material orgânico em elevada temperatura num ambiente isento de oxigênio. Não exige a incineração que na presença do oxigênio provoca uma contaminação da atmosfera, difícil de ser controlada. O meu desconhecimento desta tecnologia vai me conduzir às pesquisas adicionais sobre o assunto.

O combustível produzido pela pirólise pode ser refinado para vários tipos comumente usados, e o biochar é uma excelente forma de carbono e de captura dos contaminantes, segundo o autor. Pode ser armazenado com segurança no solo e, se não contiver outros contaminantes, pode ser utilizado na agricultura para melhorá-lo ou usado como aditivo para aumentar a fertilidade. A natureza da pirólise, segundo o artigo, tem um elevado potencial de sustentabilidade econômica e até de rentabilidade.

O autor propõe que esta tecnologia seja associada às capturas dos resíduos em grande escala, tanto terrestres como marítimos, inclusive com minerações nos aterros existentes. Seria uma algo que necessitaria ainda de projetos de grande magnitude para ter comprovada a sua viabilidade, mas seria uma esperança que poderia ser absorvida facilmente pela opinião pública, tendo uma faceta educativa.

Dada à credibilidade das organizações envolvidas nesta divulgação, espera-se que esta não seja somente um sonho, mas tenha uma possibilidade concreta, que ajudaria a resolver dois grandes problemas atuais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: