Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Turbulências em Todo o Mundo

13 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Nem os profissionais nos mercados financeiros mundiais são capazes de operar num mercado tão instável, que numa hora passa de um desastre para recuperações rápidas, mostrando que as especulações estão sendo feitas sobre indícios ainda não confirmados por acordos estáveis, tanto na Grécia como na China, para destacar os casos mais graves. Charge publicada no China Daily que é um jornal oficial daquele país

As consequências passam ser as mais graves para países emergentes como o Brasil, que já está sobrecarregado de dificuldades internas. Os riscos aumentam em todo o mundo, o que deve provocar a retração de financiamentos e investimentos para os países problemáticos, optando-se pela segurança com remunerações ainda mais modestas ou até nulas.

Sempre haverá especuladores que ganham com estas instabilidades, mas também estão sujeitos a grandes prejuízos. Muitos fatos coletivos e emocionais acabam sendo aproveitados, sem justificativas técnicas para tanto. Os projetos não são examinados pelos retornos que podem proporcionar ao longo do tempo, mas visam ganhos momentâneos, onde sempre os menos informados são prejudicados. Os pequenos investidores perderam muito na China e, ainda que as cotações europeias possam acusar algumas recuperações, não se pode assegurar que todos os detalhes das assistências à Grécia poderão ser cumpridos, ainda que todos prefiram que ela se mantenha na zona do euro.

Mesmo para quem acompanha as notícias, observa-se que o que poderia ser dito algumas horas atrás já são desmentidos por novas informações, ainda que se refiram somente as intenções gerais, sem os detalhamentos necessários e firmados por todos. O que parece evidente é que existe uma divisão de opinião entre os que desejam maior disciplina nos gastos e os que desejam manter as aparências, ainda que por um período.

É preciso entender que todos estes processos são volumosos e demorados, ainda que existam interesses das partes para acertos. O mesmo acontece no Brasil, havendo emocionalmente muitos que desejam o impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas as provas das irregularidades precisam ser comprovadas, sem nenhum vício nos processos, o que demanda muito tempo.

Além dos aspectos técnicos, o processo é eminentemente político, exigindo a maioria absoluta, e, mesmo entre os opositores, existem sempre os que são mais sensatos, só aderindo a medidas quando tiverem completa consciência de sua possibilidade, sem que se saiba o que ocorreria no dia seguinte, com ainda que o está se verificando na Europa.

Como problemas semelhantes estão ocorrendo simultaneamente em todo o mundo, não se pode imaginar que os líderes que possam influir nestes processos sejam suicidas, aventurando-se por caminhos que são desconhecidos para todos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: