Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Acordo Sobre Clima em Paris Neste Ano

24 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Nem sempre os brasileiros atribuem ao Brasil a importância que personalidades mundiais como Angela Merkel e Ernest Moniz, secretário de Energia dos Estados Unidos, atribuem para a participação brasileira no assunto do controle da poluição no mundo.

Ernest Moniz, secretário de Energia dos Estados Unidos

Ernest Moniz concedeu uma entrevista para Marcelo Ninio, publicado na Folha de S.Paulo. Ele é o atual secretário de Energia dos Estados Unidos e tem um papel importante nos entendimentos que estão sendo efetuados em Paris visando um acordo sobre o controle da poluição no âmbito das Nações Unidas, ainda neste ano de 2015.

Ele é casado com a nikkei brasileira, Naomi Hoki Moniz, nascida em Pindamonhangaba, no Estado de São Paulo, Ph.D. em Harvard, estudou na Universidade de Paris e foi diretora dos Estudos da Língua Portuguesa na Universidade de Georgetown. Moniz conhece o Brasil por esta circunstância.

Na recente visita da chanceler alemã Angela Merkel e na entrevista com Dilma Rousseff, um dos temas tratados foi a necessidade do Brasil expressar sua posição sobre o assunto que deverá vir à tona por ocasião do pronunciamento brasileiro na abertura dos trabalhos das Nações Unidas em setembro próximo.

O Brasil é relevante neste assunto, pois detém a maior parcela da Amazônia, estratégica nesta questão, e por ser um país emergente que pode servir de exemplo para outros participantes da reunião de Paris. As irregularidades climáticas que estão se tornando críticas, como com o El Niño deste ano, devem favorecer uma decisão operacional e relevante para o mundo.

Todos estão constatando que o aquecimento global está provocando, pela ação humana, uma deterioração importante na situação, exigindo mesmo com a difícil situação econômica do mundo globalizado uma decisão corajosa, como a que está expressa na entrevista. A decisão que Barack Obama tomou com Xi Jinping, da China, pois são os dois mandatários dos países mais poluidores do mundo.

Mesmo que haja resistência do Congresso norte-americano, o que for possível no âmbito do Executivo dos Estados Unidos já é importante, mas espera-se que a pressão da opinião pública mundial acabe induzindo também naquele país uma decisão corajosa que tenha um amplo apoio da população.

clip_image003

Construção da torre de observação na Amazônia visando evitar desmatamentos

O Brasil já vem instalando observatórios na Amazônia para controlar eventuais desmatamentos ilegais e suas queimadas, mas se espera que o Executivo tenha condições de continuar reduzindo estes atos prejudiciais à poluição mundial, recebendo ajudas como da Alemanha e dos Estados Unidos, pois não é uma tarefa fácil e o Brasil não é um dos principais responsáveis pela poluição mundial, mas necessita dar a sua importante contribuição.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: