Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aperfeiçoamentos Desejáveis no Macarrão Instantâneo

28 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002Inegavelmente, o sucesso do macarrão instantâneo em todo o mundo, inclusive no Brasil, decorre de sua praticidade para as pessoas extremamente ocupadas com diversos afazeres preparar uma ligeira refeição com o mínimo de tempo.

Macarrão instantâneo pode ser preparado somente com a adição de água quente

Um artigo da Renata Agostini foi publicado na Folha de S.Paulo informando a consolidação da empresa japonesa Nissin, a maior produtora de macarrão instantâneo no mundo, com outra japonesa, Ajinomoto, que consagrou o tempero com seu nome, que é simplesmente o glutamato monossódico que persegue o sabor conhecido como umami.

Existe um número extremamente elevado de tipos destes macarrões instantâneos que continuam aumentando com os lançamentos de outros sabores e nas mais variadas apresentações, de forma a seduzir os consumidores em todo o mundo. Mas espera-se aperfeiçoamentos no seu conteúdo, o que é sempre muito difícil.

O glutamato monossódico melhora substancialmente o seu sabor, mas é questionado por muitos sobre os seus efeitos sobre a saúde, bem como a versão brasileira apresenta alto teor de sal, decorrência da preferência dos consumidores, e utilizam gorduras na sua produção. Como muitas pesquisas são efetuadas pelos seus produtores, notadamente no Japão que conta com diversos museus apresentando toda a sua história e variedades, seria de se esperar que suas melhorias de qualidade também fossem possíveis nestes aspectos colocados em dúvida.

Certamente, os consumidores brasileiros também estão sendo informados continuamente sobre a necessidade de redução do sal como das gorduras contidas nos produtos industrializados, e, ainda que de forma lenta, os hábitos estão se alterando. Na medida em que produtos práticos como o macarrão instantâneo também colaborasse neste sentido, haveria uma aceleração de forma que os mesmos se tornassem mais saudáveis.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: