Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Perplexidades Observadas em Todo o Mundo

18 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Por mais que o mundo desenvolvido, como os Estados Unidos, a Europa e o Japão, esteja enfrentando também suas dificuldades, é compreensível sejamos afetados mais diretamente pelo ambiente onde nos encontramos. Muitos brasileiros exageram nas dificuldades locais que são expressivas, não visualizando as oportunidades dos investimentos existentes na atual crise.

Charge mostrando os países desenvolvidos excluindo a China

Mesmo com o preço do barril de petróleo vindo de mais de US$ 110 para menos de US$ 50 num curto espaço de tempo, o preço da energia no Brasil continua se elevando, principalmente por causa da seca que reduz a possibilidade de geração de energia hidroelétrica, mas também erros que foram cometidos. Mas, se houveram energias mais caras que o mundo já enfrentou, foram desenvolvidas tecnologias para a redução do seu consumo, notadamente no chamado smart grid pouco utilizado no Brasil.

Se existem problemas de abastecimento de água, em muitos países desenvolvidos que sempre contaram com estes problemas foram aperfeiçoadas técnicas para a sua reutilização mais eficiente, ao mesmo tempo em que águas dos mares foram dessalinizadas para serem utilizadas nos abastecimentos normais.

Se existem limitações na infraestrutura de transportes, o mundo veio desenvolvendo tecnologias para a sua construção rápida e eficiente, com custos razoáveis e mecanismos para o seu financiamento e gerenciamento, com as cobranças dos pedágios, nas chamadas parcerias público privadas. Se existem problemas de sustentabilidade com poluições e degradação do meio ambiente, outros países desenvolvidos já superaram parte destas dificuldades.

Se existem custos sociais com a saúde, com a educação e com a assistência aos idosos, outros países também os enfrentaram e desenvolveram mecanismos para superá-los.

São todas oportunidades para investimentos que proporcionam retornos interessantes, e para tanto se dispõe de tecnologias já consagradas. O problema principal no Brasil reside na credibilidade do governo, no seu sentido mais amplo, envolvendo também o Legislativo e o Judiciário. Também as legítimas manifestações democráticas e populares precisam encontrar mecanismos já consagrados na governabilidade das sociedades organizadas.

Não parece que o Brasil esteja enfrentando problemas originais, pois também a corrupção e o despreparo das administrações públicas envolvendo todos os seus ramos já foram observados em outros países, encontrando-se formas inteligentes de convivência entre grupos de pensam de formas diferentes.

Muitas soluções já adotadas no mundo podem ser aperfeiçoadas e adaptadas às condições brasileiras. Os brasileiros vêm se mostrando criativos para, absorvendo conhecimentos do exterior, encontrar formas que sejam adequadas para o Brasil. Tudo exige um esforço e tempo, como já se conseguiu no passado. O aparente caos em que se encontra o país já teve versões mais complexas no passado, e com as constelações dos recursos naturais e humanos de que se dispõe no Brasil não é possível acreditar que as limitações existentes não sejam superadas, com um mínimo de boa vontade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: