Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Competição de Conhecimentos Técnicos

18 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Quando a crise econômica afeta o mundo globalizado, as procura de recursos humanos habilitados tecnicamente ganha destaque. Como nas Olimpíadas do conhecimento promovido pela SENAI, e agora com destaque de brasileiros na competição promovida no Brasil pelo WordSkills, que superaram até os sul-coreanos numa competição internacional.

Luis Machado Júnior, vencedor da categoria Tecnologia Automotiva da WorldSkills, na foto publicada na Folha de S.Paulo

Um artigo publicado pela Folha de S.Paulo anuncia de forma alvissareira que Luis Machado Junior, depois e obter a medalha de ouro na etapa paulista da Olimpíada do Conhecimento da SENAI, repetiu o feito contra os mais qualificados competidores do mundo no WorldSkills.

Ele é formado tecnólogo de manutenção automotiva em 2010. Ganhou o Prêmio Albert Vidal, que reconhece o maior pontuador da competição, a primeira conquistada por um brasileiro. A delegação brasileira obteve 11 medalhas de ouro, 10 de prata e 6 de bronze, e 18 certificados de excelência, levando o Brasil para o primeiro lugar, deixando a Coreia do Sul em segundo.

O diretor geral do SENAI, Rafael Lucchesi, enfatiza que é preciso aumentar a abrangência do ensino técnico no preparo dos jovens para o efetivo exercício do trabalho nas fábricas, sendo mais importante que os engenheiros com seus conhecimentos teóricos. Das 27 medalhas obtidas por brasileiros, 25 foram de alunos do Pronatec.

Todos sabem que os asiáticos dão grande importância para este tipo de formação, notadamente a Coreia do Sul que acaba tendo uma eficiência muito grande nas suas empresas, de forma competitiva no mercado mundial.

Na medida em que no Brasil estes cursos sejam prestigiados, obtendo resultados em competições internacionais, o que já era importante como mecanismo de formação profissional técnico no país, ganha uma importância objetiva, ajudando na melhoria da eficiência das empresas industriais, sendo mais relevante nos momentos de crise como os atuais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: