Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Enguias Japonesas Produzidas na China

17 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Um acordo não oficial entre produtores do Japão, da China, da Coreia do Sul e de Taiwan aumenta a produção anual dos chineses em cerca de 20%, para evitar a extinção das japonesas que são capturadas jovens no mar. Como a demanda existente, os produtores chineses estão ampliando suas instalações.

Foto de um produtor chinês na Província de Fujian, na China, publicada no Yomiuri Shimbun

Uma matéria preparada pelo jornalista Seiichiro Takeuchi foi publicada no Yomiuri Shimbun informando sobre este boom que está ocorrendo na China. No passado, os consumidores japoneses tinham uma nítida preferência para a produção japonesa, mas com as restrições existentes caminha-se para o aumento das importações dos países vizinhos.

Um produtor chinês informa que no ano passado produziu 5 mil toneladas de enguia e está ampliando as suas instalações em outras localidades chinesas para atender à exportação. Os consumidores chineses ainda não estão acostumados às enguias, o que leva metade da produção para o exterior.

As autoridades chinesas informam que as limitações são as capturas de enguias jovens no mar, dada à redução das mesmas, ainda que os controles sejam difíceis. Tudo indica que existem depósitos dos mesmos em Hong Kong, com produções da África e da América do Sul.

As que são enviadas para o mercado japonês contam com menos de um quilo, sendo mais suaves, e as maiores destinam-se ao mercado local, que, diferente da grelhada japonesa, nos restaurantes chineses são apresentadas fritas.

clip_image003

Enguias, unagui em japonês, na forma que são mais consumidas no Japão, sobre uma pequena quantidade de arroz, temperadas com um molho especial

As enguias japonesas estão sendo controladas pela International Union for Conservation of Nature, mas outras também deveriam estar controladas, como as europeias que dependem de organizações não governamentais de preservação do meio ambiente.


2 Comentários para “Enguias Japonesas Produzidas na China”

  1. Johnny
    1  escreveu às 06:37 em 12 de agosto de 2018:

    Olá gostaria de saber se aqui no Brasil existem criações de enguia,e se existe poderia informar o endereço obg

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 09:17 em 13 de agosto de 2018:

    Caro Johnny,

    Já houve tentativas da criação de enguias no litoral paulista, mas não proporcionaram resultados positivos. Algumas apresentavam peles muito duras.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: