Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Exageros nas Críticas Diante de Corrupções

10 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image001Na ânsia de criticarem as autoridades governamentais, inclusive diplomáticas, alguns jornalistas confundem interesses de grupos privados brasileiros com os do País, aventando possibilidades de irregularidades em toda a parte.

Obras de ampliação do Canal do Panamá contam com a contribuição de empresas brasileiras

Numa matéria publicada pelos jornalistas Aguirre Talento e Flávia Foreque na Folha de S.Paulo, levantam-se suspeitas que as autoridades diplomáticas brasileiras, ao transmitirem informações sigilosas para Brasília, tenham atuado indevidamente em favor de empresas brasileiras. Algo parecido consta de artigos em muitos meios de comunicação social informando que autoridades mais elevadas do Brasil atuaram favor de empresas brasileiras em outros países, como os africanos.

Estas matérias parecem sugerir que estas atuações são indevidas. Os muitos países concorrentes do Brasil atuam da mesma forma, utilizando inclusive a capacidade de financiamentos como os providenciados pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que tem recursos para tanto. O Eximbank norte-americano, o JBIC – Japan Bank for International Cooperation, como muitas agências de muitos outros países, costumam efetuar contatos com autoridades locais para dar-lhes suporte político e financeiro nas missões comerciais de suas autoridades. O estranho seria se defendessem os interesses de outros países nestas atuações internacionais.

Quando empresas brasileiras conseguem atuam em projetos em outros países estão usando parte dos recursos humanos brasileiros, desde os engenheiros capacitados para estas obras até outros técnicos, além do fornecimento de muitos equipamentos e tecnologias cujas exportações recebem estes financiamentos, muitos deles para competirem com os concessionários de outros países.

O fornecimento do máximo de informações sobre os projetos como as competições que costumam ocorrer nas suas disputas são tarefas naturais das autoridades diplomáticas, que estão defendendo os interesses brasileiros. Na medida em que estas empresas ampliem suas atividades no exterior, estarão ajudando a angariar divisas e conseguindo aumentar o emprego dos brasileiros. Imaginar que as empresas brasileiras só fazem caridades, parece uma distorção muito grande.

As autoridades brasileiras nas suas visitas aos países estrangeiros, além dos aspectos de política internacional, procuram fomentar com as missões de empresários que os acompanham não somente o intercâmbio comercial como a prestação de serviços para execução de obras, utilizando parte da tecnologia disponível no Brasil. E as concorrências no exterior costumam ser mais acirradas do que internamente.

Quando a economia local do Brasil apresenta problemas, é preciso fomentar mais as atuações das empresas brasileiras no exterior, de forma a preservar o máximo do emprego de seus recursos humanos. Na medida em que sejam competitivas no exterior, estarão demonstrando que possuem capacidades e tecnologias para tanto, ajudando em muito no aumento do intercâmbio comercial. Estudos mostram que investimentos efetuados no exterior são importantes alavancas para fomentarem, tanto as exportações como as importações, criando outros laços diplomáticos e econômicos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: