Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Final da Administração Barack Obama

5 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002O presidente Barack Obama lança ousadas iniciativas neste final de mandato, ainda que sofra contrariedades, inclusive no Congresso norte-americano, e muitas medidas necessitem de detalhamentos e decisões adicionais.

Presidente Barack Obama

Depois de dois mandatos de Barack Obama que poderiam ser considerados frustrantes por todos que esperavam muito da sua campanha “We Can”, no seu período final, quando se esperava um comportamento “lame duck” na expressão política norte-americana, ele parece ter dado o grito “Shazam”, para virar um super-homem.

Conseguiu um “fast track” para conseguir o avanço nas negociações comerciais do TPP – TransPacific Partnership, ainda que não se tenha chegado a um acordo final na última reunião dos ministros dos países participantes em Havaí. Mas avanços já foram obtidos, ainda que existam objeções de alguns países sobre pequenas reivindicações não atendidas.

Obama conseguiu terminar com o isolamento de Cuba, ao mesmo tempo que caminha no sentido da extinção da prisão de Guantánamo, uma vergonha mundial, onde prisioneiros suspeitos de atividades contra os Estados Unidos são mantidos mesmo sem processos legais contra eles e sem o direito a advogados para a sua defesa. Apesar de grandes dificuldades de acomodação para muitos, inclusive centenas de prisioneiros que deverão ser conduzidos para prisões norte-americanas.

Estabeleceu, depois de muito tempo, um acordo com o Irã sobre a energia atômica, mesmo com substancial oposição de Israel, que conta com muitos simpatizantes poderosos nos Estados Unidos.

Agora toma medidas corajosas para avanços dos Estados Unidos no controle da poluição que vem afetando o clima em todo o mundo, com corte das emissões de carbono em 17% sobre os níveis de 2005, segundo artigo publicado no Financial Times. Todos sabem que os norte-americanos ainda utilizam muito carvão mineral e o petróleo como fontes importantes de energia nos Estados Unidos, devendo ser um estímulo importante para as negociações que estão sendo feitas para se atingir em Paris, ainda neste ano, metas objetivas para todos os países.

É evidente que estas medidas ainda não completadas estão sendo tomadas ousadamente com vistas à vitória dos democratas nas próximas eleições para a sua sucessão. Quisera que toda a sua gestão tivesse sido recheada de medidas ousadas que não encontram um consenso nos Estados Unidos. Mas eles acabam sendo importante para o mundo, o que poderia qualificá-lo como um grande estadista, em falta internacionalmente no marasmo com que caminham muitos problemas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: