Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Medidas das Autoridades Chinesas Para a Atual Crise

25 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Os problemas com as fortes quedas das bolsas chinesas continuam a afetar todo o mundo e as autoridades monetárias da China começaram a tomar medidas para estimular a aceleração do crescimento daquela economia.

People’s Bank of China, o Banco Central da China

Todos reconhecem que entre os mais importantes problemas chineses se encontra a capacidade ociosa existente na sua economia com a desaceleração do seu crescimento. Uma parte dos problemas das quedas acentuadas das suas bolsas, que tinham crescido substancialmente nos últimos 12 meses e ainda se mantém acima do nível de um ano atrás, decorre das desconfianças que começaram a corroer aquela economia. No intuito de suavizar a desaceleração, as autoridades monetárias chinesas tomaram as medidas corretas, mas ainda insuficientes para estimular a recuperação.

Provocou-se um corte de 25% nas atuais referências das taxas de juros, tanto dos depósitos como dos empréstimos, que passaram a ser de 1,75% para os depósitos e 4,6% para os empréstimos que, se comparadas com as taxas brasileiras, são extremamente modestas. Efetuou-se uma redução dos depósitos compulsórios para que os bancos possam ampliar seus empréstimos, com preferência para os créditos rurais,

Na realidade, estas medidas monetárias funcionam como uma corda e possuem uma elevada eficácia quando se trata de reduzir o nível de atividade, mas não provocam os mesmos efeitos para estimular a aceleração da economia. Precisam ser completadas por medidas fiscais que aumentam os dispêndios do governo, que começa pela infraestrutura e pela construção civil.

No entanto, como já existe uma capacidade ociosa, como muitos edifícios sem ocupação, de forma semelhante com o que acontece no Brasil, estes gastos precisam ser voltados para a infraestrutura, que já veio aumentando de forma substancial na China, ajudando a manter sua elevada taxa de crescimento do passado. O que as autoridades almejam é o aumento do consumo das famílias, mas quando elas ficam assustadas com as violentas flutuações, a tendência acaba sendo no sentido de ampliar da cautela.

O aumento das exportações chinesas no mundo globalizado que passa por dificuldades em diversos países não é coisa muito fácil. Todos estão procurando soluções semelhantes, havendo uma verdadeira guerra cambial. Os países que contam com espaço para tanto, como o Brasil que veio reduzindo sua participação no comércio internacional, ainda contam com esta possibilidade, mesmo que também seja difícil.

Somam-se também na China problemas políticos com o combate à corrupção, como vem ocorrendo no Brasil, ainda que os motivos sejam diferentes. De qualquer forma, num mundo limitado, as soluções acabarão exigindo muita criatividade, não bastando as medidas tradicionais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: