Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mães e Seus Filhos Nos Trabalhos das Empresas

24 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001Empresas de todo o mundo começam a entender a importância das mães amamentarem seus filhos nos seus locais de trabalho nas empresas, e que isto proporciona vantagens também para estas organizações.

Mãe cuidando do seu filho no escritório

Um artigo publicado por Emma Jacobs, do Financial Times, e reproduzido em português no Valor Econômico, informa sobre a iniciativa que Gay Gaddis, mãe de três filhos e proprietária da agência de publicidade T3, introduziu na sua empresa, onde as funcionárias cuidam de seus filhos menores.

Este tipo de iniciativa está se espalhando em todo o mundo, pois se procura estimular o nascimento de crianças ao mesmo tempo em que procura contar com os talentos de suas mães para o desempenho de suas funções nas empresas. Chega-se à conclusão ser mais econômico preservá-las no emprego do que arcar com o custo de sua substituição, mesmo com a introdução de algumas adaptações.

O artigo informa sobre a disseminação mundial destas práticas, pois as mulheres já são parte importante dos recursos humanos, sendo indispensáveis, ao mesmo tempo em que procura estimular os nascimentos, em queda em muitos países.

Vem observando-se na prática que o custo destas adaptações chega até a apresentar vantagens, pois ajuda a criar uma fidelidade maior das mães com as empresas onde trabalham. As mudanças de pessoal são sempre motivos de um período de treinamento e adaptação, podendo ser maiores que os custos com eventuais mudanças de horários e as necessidades das mães levarem e apanharem seus filhos nos estabelecimentos especializados em cuidar deles.

Sabe-se que isto ainda não é uma prática generalizada, havendo muitas empresas que evitam o emprego de mulheres que desejam ter filhos, chegando a dispensá-las quando engravidam. Ainda que de forma vagarosa, estas mudanças de atitude estão sendo processadas, pois estas mães possuem habilidades para conciliar suas necessidades.

Estas empresas acabam utilizando estas mudanças até para promover sua imagem junto ao público, mostrando que não estão simplesmente centradas nas suas eficiências e rentabilidades, mas também possuem a consciência de suas responsabilidades sociais. Em alguns casos de empresas de maior porte, providenciam-se locais adequados para as crianças e suas assistências.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: