Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Muitos Tipos de Macarrão Japonês

17 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002 Ainda que o número de restaurantes e assemelhados japoneses seja considerado maior em São Paulo que as pizzarias, os conhecimentos sobre os hábitos alimentares dos japoneses são relativamente poucos.

Chef Koichi Mori veio do Japão a São Paulo para ensinar sobre macarrões japoneses, a convite do chef Shin Koike

Fernanda Meneguetti publicou um artigo sobre o macarrão japonês no site da Uol, tendo como base muitas informações prestadas pelo chef Koichi Mori, do Japão, que esteve em São Paulo mais que uma vez a convite do chef Shin Koike para ensinar algumas coisas sobre os macarrões japoneses preparados manualmente. Ainda que a culinária japonesa seja bastante popular no Brasil, principalmente em São Paulo, muitas das informações são ainda superficiais, mostrando a existência de muitos equívocos.

O que acabou ficando bastante conhecido da culinária japonesa entre os brasileiros recentemente é o sushi e o sashimi, havendo muitos que imaginam que eles fazem parte do cotidiano japonês. Na realidade, o peixe cru é relativamente de elevado custo e a maioria dos japoneses o consome semanalmente, quando com grande frequência. Muito mais frequente é o consumo de macarrões de diversos tipos, começando pelo udon (de trigo), o soba (de trigo sarraceno), o lamen (um tipo originário da China), o somen (muito fino), havendo centenas de suas variações.

Alguns são preparados na hora em restaurantes finos, chamados teuchi. Outros são vendidos frescos, e existem também os secos. Muitos contêm outros produtos que lhes dão sabores sabores diferenciados, como matcha (chá em pó utilizado nas cerimônias de chá), sakura (pétalas da flor de sakura), algas, cogumelos e yuzu (tipo de limão com sabor marcado), entre outros.

As formas de serem servidos também podem variar muito, com simples molhos de algas, lascas de peixe seco (os melhores são de bonito seco, mas também existem os de sardinhas secas) e cogumelos, com um pouco de shoyu, de missô (pasta de soja fermentada), acompanhado de carnes, verduras, tempuras (frituras de pescados, camarões ou vegetais), algas secas, curry (tipo indiano ou japonês) etc. Podem ser servidos quentes ou frios.

clip_image003

O muito popular tempura udon

Os preços destes variados tipos de macarrão podem ser desde populares, como os consumidos de pé em balcões simples, como de alto valor, em estabelecimentos de luxo e exclusivos. Servidos em tigelas com molho, alguns custam poucos dólares e outros dezenas de dólares.

clip_image004

Zaru soba, servido frio, é ótimo para o verão

O que se tornou popular no Brasil é o yakissoba chinês e não japonês, macarrão (não é soba) preparado na chapa com vegetais e carnes. Também o lamen, muito popular no Japão como no mundo, também é de origem chinesa, sendo servido na rua na China, que é muito saboroso, apesar de simples.

O que vem se observando no Brasil, notadamente em São Paulo, é que estes tipos de macarrão estão aumentando sensivelmente de consumo no Brasil, havendo também os de boa qualidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: