Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novo Hotel Okura de Tóquio

27 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Apesar dos apelos até de importantes veículos de comunicação social, como o The New York Times, Washington Post e The Economist, o famoso Hotel Okura de Tóquio, utilizado pelas mais importantes personalidades mundiais, será demolido, para dar lugar a um novo para atender aos hóspedes que estarão na cidade durante as Olimpíadas de 2020.

O tradicional Hotel Okura de Tóquio

Do ponto de vista arquitetônico, o Hotel Okura é considerado um exemplo do modernismo no Japão, tendo a sua atual versão inaugurada em 1964, quando das últimas Olimpíadas na cidade. Sua decoração interna é considerada como um exemplo, e deverá ser parcialmente preservada na nova construção.

clip_image004

Hall principal do atual Hotel Okura de Tóquio, com as lanternas que se tornaram famosas

Os brasileiros utilizaram muito este luxuoso hotel, inclusive para recepções de alto padrão nos seus muitos salões com dimensões adequadas para o número de convidados, com um serviço do mais alto nível em termos internacionais. Muitos dos seus restaurantes são marcantes, podendo ser apreciados o que é da mais alta gastronomia, japonesa como internacional.

Este processo de derrubada dos marcos arquitetônicos japoneses são pouco compreensíveis para os estrangeiros. Um outro hotel, o Akasaka Prince, onde morei temporariamente, era um projeto do famoso arquiteto japonês Kenzo Tange, e ainda que relativamente novo foi derrubado para dar lugar a um grande complexo imobiliário.

Outros marcos hoteleiros de Tóquio, como o Hotel Imperial, está sendo constantemente atualizado, sendo a primeira versão construída em 1890. Um muito utilizado pelos brasileiros é o Hotel New Otani, que tem um dos jardins mais belos no mundo, e também passa por reformas. Compreende-se a constante necessidade de evoluções e atualizações, mas para os estrangeiros acaba parecendo um desperdício destruir edifícios relativamente novos para dar espaço para outros, ainda que o terreno seja escasso no Japão.

Outros hotéis internacionais e mesmo tradicionais estão sempre sendo construidos em Tóquio. A estação central da metrópole foi acomodada com um novo hotel de elevado luxo, aproveitando parte da construção feita no estilo inglês e que resistiu aos bombardeiros intensos no final da Segunda Guerra Mundial.

Quando comparado com outros grandes hotéis nas principais metrópoles do mundo, como Nova York, Londres, Paris e outras, observa-se que os japoneses acabam sendo um complexo com muitas lojas e restaurantes, além de todos os serviços indispensáveis para os hóspedes nacionais ou internacionais. Acabam sendo uma espécie de pequena cidade, com o mais alto padrão de luxo disponível no mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: