Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Surpreendente Crescimento da Economia Indiana

31 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Os resultados que a economia emergente da Índia está alcançando neste ano é uma honrosa exceção no atual mundo globalizado que enfrenta diversos problemas na grande maioria dos países. Um artigo elaborado por Yuji Kuranuma e publicado no Nikkei Asian Review registra esta alvissareira notícia.

Consumidores num supermercado de Mumbai na Índia

O PIB – Produto Interno Bruto da Índia cresceu 7% ao ano no segundo trimestre de 2015, apesar da desaceleração da economia chinesa e a queda dos preços dos recursos naturais em todo o mercado internacional, que afetam principalmente as economias emergentes. No primeiro trimestre, tinha crescido 7,5%, quando no mesmo período do ano anterior havia sido de 6%. O principal motor deste crescimento atual foram os gastos do consumo que chegaram a 7,4%, quando os custos com os investimentos foram de 4,9%.

A venda dos automóveis subiu 6% no segundo trimestre estimulado pela redução do preço da gasolina que animou os consumidores. A produção de materiais básicos também foi estimulante, sendo que no período de janeiro a julho deste ano a produção de aço cresceu 4% com relação ao mesmo período do ano anterior.

clip_image004

A Índia é o segundo país em extensão geográfica na Ásia, com uma população estimada em 1.298 milhão

A demanda dos projetos de infraestrutura e consumo dos produtos eletrônicos impulsionou o crescimento na Índia, enquanto está em declínio no Japão, nos Estados Unidos e na China. Quando muitos países emergentes contam com suas exportações para a China, a Índia é uma exceção, pois está se baseando no crescimento da demanda interna.

O comércio com a China representam somente 8% das exportações indianas, e apenas 2% do PIB da Índia. O país é menos afetado que os demais do Sudeste Asiático, onde as exportações para a China representam 10% dos seus PIBs. A Índia não depende de exportações de petróleo.

As chuvas pouco intensas na Índia estão reduzindo as estimativas da produção agrícola, fazendo com que a estimativa de crescimento para o ano de 2015 venha a reduzir-se para 7%, quando estava estimada em 7,5%, o que ainda é uma taxa bastante elevada no mundo atual.


2 Comentários para “Surpreendente Crescimento da Economia Indiana”

  1. Boris
    1  escreveu às 23:29 em 2 de setembro de 2015:

    Boas informações! obrigado!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 09:34 em 3 de setembro de 2015:

    Caro Boris,

    Obrigado pelo comentário. Espera-se que a Índia continue melhorando em outros aspectos, pois somente os investimentos em infraestrutura pode conduzir a problemas como o da China.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: