Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sushi Globalizado de Inspiração Japonesa em Nova York

26 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002Vendo as fotos constantes deste artigo de Tejal Rao, publicado no site da Bloomberg, adquire-se a consciência que é preciso estar aberto para o sushi globalizado de inspiração japonesa à disposição no Ya’s Sushi Omakase no Park South Hotel, de Nova York, mesmo com as nossas resistências tradicionalistas do sushi japonês.

Foto de um sushi do Ya’s que leva carne wagwu. Fotos: Zack Dezon/Bloomberg

 

 

Nancy e Tim Cushman possuem um restaurante já consagrado em Boston, nos Estados Unidos, e agora inauguraram o Ya’s Sushi e Omakase no Park South Hotel de Nova York, tendo uma entrada em separado. Ela estudou cervejaria no Japão e é responsável pelas bebidas neste restaurante, apresentando atrações especiais. O estabelecimento é extremamente caro e só trabalha com um omakase completo ao preço US$ 245 e outro com 18 itens que custa US$ 185. O estabelecimento apresenta músicas exclusivas e tem uma ótima apresentação, ainda que o serviço seja um pouco demorado, segundo o crítico.

Além do sushi apresentado acima, outro prato que chamou a atenção do crítico foi uma ostra de Kumamoto, marinado com molho ponzu e pedados de melancia, como se vê na foto abaixo, todos do mesmo fotógrafo. E, em seguida, o sashimi de kinmedai com shoyu branco e óleo de limão.

clip_image004clip_image006

 

Também se utiliza o que existe de mais atualizado na cozinha internacional, como a espuma, junto com ostras preparadas de formas diferentes, utilizando-se o yuzu, um tipo de limão com acentuado sabor, como é possível ver na foto abaixo. Outros ingredientes japoneses, como o cogumelo shitake e o gergelim, muito utilizado na culinária asiática, aparece no prato seguinte.

A sobremesa é preparada por um chef especializado, que também apresenta algo muito original, para compor um conjunto harmônico com as outras criações, apresentada na foto seguinte.

clip_image008clip_image010

clip_image012clip_image014

Pratos do restaurante comandado por Nancy and Tim Cushman

clip_image016

O restaurante tem uma entrada separada do hotel, com fachada de inspiração japonesa.

Fica-se com uma extrema vontade de experimentar este restaurante, pois se constata que outros chefs de origem não japonesa também estão capacitados a criarem novos sushis, incorporando, além da tradição nipônica, importantes conhecimentos de outras culinárias, ajudando a aperfeiçoar algo globalizado de elevada qualidade, utilizando utensílios inspirados nos japoneses.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: