Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aproveitando a Viagem de Xi Jinping aos EUA

24 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: ,

Barack Obama e os Estados Unidos devem estar com agendas apertadas com importantes visitas como a do papa Francisco e a de Estado do Xi Jinping, aproveitando o período de início das sessões das Nações Unidas, em Nova Iorque. Mas, além destes assuntos que são mais políticos, os chineses são bem objetivos e sabem da relevância dos interesses comerciais, o que levou o China Daily anunciar nada menos que a compra de 300 Boeings 787 Dreamliner pela China, numa operação estimada em torno de US$ 38 bilhões.

clip_image002

Uma foto do Boeing 787 Dreamliner, que compete com os produtos da Airbus europeia já está instalada na China

Todos sabem que o mercado chinês é fundamental para estas aeronaves gigantescas e certamente a operação nos seus detalhes deve contemplar a produção na China, inclusive de muitos dos seus componentes, além de permitir todas as suas revisões.

Xi Jinping chegou a Seattle a bordo do Boeing 747- 400 da Air China, e visitou a planta Paine Field na quarta-feira. A Commercial Aircraft Corp of China assinou o acordo cooperativo com a Boeing para estabelecer um Centro Conjunto de Entrega (Delivery Center) na China.

A Boeing já veio cooperando 40 anos com os chineses, e estas novas aeronaves devem ajudá-los a viajar pelo mundo todo. O pacote completo envolve 240 aeroplanos para as aerolíneas chinesas, incluindo 190 737s e 50 aeronaves de grandes dimensões (wide-body), e outros 60 737s para companhias de leasing.

A China será o maior mercado de passageiros de aeronaves no mundo em 2034. A Embraer brasileira continua sendo fornecedora de modelos para médias distâncias para a China. Os chineses tiram partido de suas dimensões astronômicas e atuam comercialmente de forma agressiva, sabendo que os interesses comerciais acabam influenciando até problemas políticos que podem ser antagônicos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: