Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento Mundial da Produção de Grãos

12 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo publicado por Mauro Zafolon na Folha de S.Paulo informa que a produção brasileira de grãos aumentou acima do esperado, mesmo com algumas irregularidades climáticas.

Boas colheitas de milho no Brasil, apesar do clima

As produções de cereais em todo o mundo ficaram acima das estimativas iniciais. Tanto na Europa, Estados Unidos como no Brasil, as estimativas revistas indicam aumento de produção, quando o preço destes produtos no mercado internacional já está baixo, diante de uma demanda não está encorajadora.

No Brasil, a safra anterior foi de 194 milhões de toneladas e a atual está estimada em 209,5 milhões. Os plantios para a próxima safra, mesmo com os problemas econômicos do país, devem crescer, dependendo do clima, mas as produtividades estão melhorando tanto de resultados das pesquisas de sementes melhores como as técnicas de cultivo e colheita, que continuam melhorando. O que pode não ajudar são os preços no mercado internacional.

Na União Europeia, o volume recorde da safra 2014/2015 deve chegar a 329 milhões de toneladas, mas as próximas podem ficar reduzidas a 297 milhões. O que vem se observando em todo o mundo é o aumento da produção não implicando em ampliação da área cultivada, mas decorrente do crescimento da produtividade.

No Brasil, a soja teve uma melhoria de produtividade de 5,1% por hectare, e o milho ganhou 6,4% enquanto o arroz 6,2%, mostrando o esforço que está sendo feito na agricultura. São dados mais expressivos em comparação aos Estados Unidos e à Europa.

Como o mercado vai continuar evoluindo ainda é uma incógnita. No entanto, o dólar está se tornando menos competitivo, o que pode prejudicar as exportações norte-americanas. Mas não se sabe qual vai ser os efeitos líquidos do El Niño, havendo necessidade de estoque por segurança.

Em qualquer hipótese, a agropecuária brasileira necessita evoluir no sentido de um aumento do valor agregado no Brasil, transformando cereais em rações para produzir carnes de todos os tipos, sendo que a produção de peixes se apresenta como uma alternativa adicional, ao lado da carne bovina, suína e avícola.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: