Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Confusão de Segurança com Interesses Comerciais

21 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Lamentavelmente, os acirrados debates no Japão na aprovação da Dieta à proposta do premiê Shinzo Abe para a ampliação do Sistema de Autodefesa do Japão acabam se resumindo em interesses comerciais, como destacado em artigos relevantes em jornais de importância internacional.

Foto que ilustra artigo no The Japan Times, com o premiê Shinzo Abe passando revista sobre as forças de Autodefesa aérea do Japão, com sua bandeira de guerra

Ninguém pode ser ingênuo sobre os fortes relacionamentos das indústrias que fornecem armamentos aos governos em todos os países. Em vez de discutir as mortes envolvendo muitos militares jovens nas decisões sobre as ampliações das capacidades de intervenções militares em regiões distantes, até no Japão, que tem uma forte população pacifista, os debates na imprensa acabam se concentrando nos interesses comerciais envolvidos.

O artigo elaborado por Philip Brasor, publicado no The Japan Times, lista uma série de artigos importantes na imprensa internacional que se concentram em apontar estes interesses comerciais, citando casos concretos como de fornecimentos de helicópteros. Insinua-se que os Estados Unidos estimularam as decisões para ampliação da capacidade militar do Japão, pois algumas de suas empresas de equipamentos bélicos estão interessadas em fornecimentos para os japoneses, como vêm fazendo no próprio país, dentro do chamado complexo militar industrial.

Menciona-se que na disputa japonesa com a China, como das Ilhas de Senkaku, os equipamentos necessários são custosos aviões militares que não são produzidos no Japão atual, necessitando de fornecimentos internacionais. O que vem se observando são novos e recentes aumentos nos orçamentos militares japoneses, o que acaba irritando países vizinhos asiáticos, quando a cooperação comercial parece ter maior importância na atualidade.

Um artigo de Eric Pfanner e Chieko Tsuneoka, publicado no The Wall Street Journal, informa sobre os equipamentos militares japoneses que são caros, não competitivos no mercado internacional, como muitos outros que interessam aos fabricantes japoneses que poderiam estar sendo estimulados pelo governo Shinzo Abe, visando estimular a recuperação econômica do Japão. Também se discute o interesse da Austrália no fornecimento de tecnologias japoneses para os submarinos que necessitam.

clip_image004

Japan Ground Self Defense Force’s Type-89 armored combat vehicles send up a smoke screen during an annual live firing exercise at Higashi Fuji range in Gotemba, southwest of Tokyo, in this Aug. 18, 2015 photo, inserido no artigo do The Wall Street Journal

Parece evidente que recursos econômicos são importantes quando se trata de segurança, sem os quais os custos envolvidos nem sempre podem ser controlados, o que acaba sendo interessante para as classes políticas em qualquer país.

Ainda que sejam as vantagens geopolíticas as utilizadas como argumentos para o aumento do poder militar e atropelamentos das preferências populares, tudo indica que os interesses verdadeiros e fundamentais são mais banais, infelizmente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: