Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldades na Economia Mundial

12 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Quando se encontra no site da Bloomberg notícias como a venda de vasos para ornamentações com flores nos escritórios, ou no site da The Wall Street Journal notícias sobre a redução de atividades do Deutch Bank em alguns países, acabam-se adquirindo a impressão de algo de muito revelante está ocorrendo na economia do mundo.

Sede do Deutch Bank em Frankfurt

Muitos analistas da economia brasileira queixam-se das autoridades brasileiras por elas sempre atribuírem as dificuldades para o que ocorre no exterior, sem assumir as responsabilidades dos erros praticados internamente. Em parte, eles têm razão, mas é preciso atentar que também grandes modificações estão ocorrendo até no sistema bancário internacional diante dos aumentos dos fluxos financeiros de recursos de origens duvidosas. No caso do Deutch Bank, parece que o foco das atenções são os recursos provenientes da Rússia, mas todos sabem que também existem em muitos outros países.

As crises econômicas não têm afetado os bancos internacionais que aumentam suas rentabilidades com a elevação dos juros, mas há um aumento da fiscalização das autoridades em diversas regiões, punindo pesadamente os responsáveis por operações irregulares, tanto decorrentes dos seus clientes como dos seus dirigentes, o que parece estar começando a incomodar os novos executivos da instituição financeira alemã.

Até agora as punições afetavam pouco os resultados dos bancos internacionais, ainda que atingissem suas imagens. Mas parece que as pressões das muitas autoridades acabarão afetando os que viviam do fomento de fluxos financeiros globais.

Infelizmente, o mundo e o Brasil contam com poucos bancos expressivos, criando condições como dos cartéis, que, se não obtinham lucros com suas operações de empréstimos, conseguiam os mesmos resultados com os fortes fluxos financeiros, muitos de origem duvidosas. Agora, estão se preocupando com a contenção dos seus gastos, necessitando obter resultados com as eficiências de suas operações legítimas.

Os bancos tinham a função, no passado, de conseguir recursos com os investidores por meio de suas poupanças, para ajudarem na produção e comercialização de bens e serviços. Tinham desvirtuado parte de suas operações para alimentar especulações, com a alegação que ajudavam a lubrificar todo o sistema econômico e comercial com o aumento da liquidez, mas acabaram se tornando os controladores das demais empresas.

Ainda agora, com usos como os dos cartões de créditos bem como a criação de muitas modalidades de operações de elevada velocidade, com base na sua agilidade de obter informações, conseguiam ganhos que levavam a um processo de aumento do seu poder. Parece necessário que haja um razoável equilíbrio, pois os seres humanos necessitam se alimentar, vestir e utilizar residências e acomodações para suas atividades produtivas, se locomover, atender suas necessidades de educação e saúde, bem como todos os serviços que facilitam suas vidas. As atividades financeiras devem viabilizar estas atividades, sem se tornarem elas próprias atividades fins, utilizando seus poderes para controlar outras manifestações humanas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: