Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Envelhecimento da População no Mundo

1 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

imageSe existe uma influência decisiva de alguns fenômenos sobre as economias. esta é a de origem demográfica, que é previsível com maior regularidade, havendo a necessidade de que seja considerada antecipadamente.

Ilustração do artigo no World Economic Forum mostrando exercícios executados por idosos

O envelhecimento da população não está ocorrendo somente nos países desenvolvidos, mas até nos pobres, onde as condições de saúde estão melhorando. Ainda que seja um fenômeno que deve ser saudado, existem encargos que estão aumentando na assistência desta população, que nem sempre conta com reservas pessoais ou da sociedade para o atendimento social de suas necessidades.

O artigo elaborado por Brigitte Miksa, chefe da International Pension at Allianz Asset Management, procura uma visão otimista, entendendo que nos países da OCDE estaria havendo também uma diminuição dos fluxos de imigração em decorrência da redução dos níveis de renda entre eles. Os problemas enfrentados pela Europa mostram que muitos refugiados do Oriente Médio e da África estão se deslocando para lá em condições dramáticas, fugindo das guerras e procurando sobrevivência em melhores condições.

Ela informa que os pesquisadores demográficos dividem os países em quatro categorias, em função da proporção da população acima de 65 anos: jovens (menos de 7%, dos 65 anos ou mais), envelhecimento (7 a 13%), com idade (14 a 20%) e superidade (mais de 21%). Hoje, a Alemanha, a Itália e o Japão estão na categoria de superidade. Nos próximos cinco anos, terão a companhia da Bulgária, Finlândia, Grécia e Portugal, e na próxima década, da Áustria, França, Suécia, Reino Unido, Canadá, Cuba e Coreia do Sul. Estas informações são surpreendentes, pois não acompanham o nível de renda dos países.

Surpreendentemente, os Estados Unidos, a China, Cingapura, Tailândia e Porto Rico virão em seguida. Entre os últimos estarão os países pobres, como Serra Leoa, Lesoto, República Centro Africana e Zimbábue. Mostram que os fenômenos demográficos são mais complexos do que se imagina, se todos estes dados estiverem corretos.

Infelizmente, o artigo não menciona o Brasil, o que permitiria uma avaliação do nosso estado atual.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: