Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Exageros das Modas na Televisão Brasileira

15 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Os estrangeiros que visitam o Brasil e se hospedam em hotéis ficam impressionados quando ligam os aparelhos de televisão, diante do elevado número de programas religiosos e de pseudogastronômicos, tanto nos canais livres como pagos, inclusive nos horários noturnos.

Exageros da televisão brasileira

Os programas religiosos decorrem de uma distorção onde as igrejas não estão sujeitas às tributações, como em muitos lugares no mundo, mas demonstram que estas concessões de canais nas localizações estratégicas refletem uma concorrência na obtenção de fiéis, que viraram um verdadeiro negócio. Muitos pseudolíderes religiosos vivem das elevadas participações nas rendas obtidas das doações de seus membros. Como os canais são concessões das autoridades e indicam que elas estão com a vã esperança de contar com apoios políticos das igrejas nas campanhas eleitorais.

Quanto aos programas qualificados indevidamente como gastronômicos, já comentamos neste site que as televisões são instrumentos inadequados, pois nestas atividades os aromas e os sabores são vitais, não podendo ser transmitidos pelas televisões até agora. Portanto, acaba se introduzindo artifícios como rivalidades, descontroles dos chefs com os participantes e outras formas inadequadas de criação de conflitos que possam interessar aos pobres telespectadores pouco informados.

Lamentavelmente, parecem sinais de fracassos dos canais de televisão que não conseguem oferecer programas mais interessantes, pois até os noticiosos estão enviesados com as críticas sistemáticas e cansativas aos quadros difíceis do ponto de vista social, político e econômico. Não oferecem possibilidades de correções destas situações ou carregam em casos dramáticos de criminalidade, que saturam os telespectadores.

A fuga da realidade para muitos acaba dando espaço para as muitas religiões ou possibilidades de pseudoatendimento das necessidades de afogarem seus problemas com bebidas ou excessos de alimentações inadequadas. Não parece que estejamos contribuindo para o aperfeiçoamento da população nos seus importantes julgamentos aos que votaram nas eleições.

A esperança é que esta moda, como todas as outras, passe o mais rapidamente possível, pois são decorrentes das emoções coletivas, tendo quase nada de racionalidade, mesmo admitindo que todos pudessem ter as suas preferências, mas não devem ser acirradas com as concessões públicas, que custam até para os que não se interessam por tais programas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: