Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Exportação de Grãos do Matopiba

23 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image001Mesmo que o Brasil enfrente diversas dificuldades, os brasileiros precisam conhecer o Matopiba (parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia), que eram consideradas áreas ocupadas por uma pecuária extensiva e hoje são zonas de grandes produções extensivas de grãos.

Grandes extensões com produções mecanizadas no Matopiba

Um artigo elaborado por Victor Martins, publicado no O Estado de S.Paulo, informa que na região de Matopiba, no período de janeiro a agosto deste ano, as vendas externas chegaram a US$ 8,93 bilhões, apresentando um aumento de 104,16% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto no País como um todo houve uma queda de 17,4%.

Entre os produtos que se destacaram figura o milho, com um crescimento de 656% no acumulado do ano. Em volume, passou-se de 53.563 toneladas para 86.676. No caso da soja, o avanço foi de 5% em valor e de 38% em volume, segundo o artigo, com base na estimativa feita pelo Broadcast, serviço em tempo real da AgênciaEstado.

Informa-se que, no sul do Maranhão, a soja é o principal produto, mas há também uma forte produção de milho de segunda safra, como de feijão e arroz, também de segunda safra. Conta-se com um solo bom, um clima favorável e a logística é boa, dando saída pelo Porto de Itaqui, no Maranhão. Em toda a região do Matopiba está havendo uma expansão, segundo informação da Associação de Produtores de Soja e Milho do Maranhão. E isso se repete no Piauí, no Tocantins como no oeste baiano, mostrando que a região do Matopiba está se consolidando, acrescentando ao que existe no Centro Oeste brasileiro.

O que parece necessário é se caminhar no sentido de adicionar valor no Brasil, deixando de se exportar somente os grãos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: